Coerência textual na produção de histórias orais e escritas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2021v73i2p.6-20

Keywords:

Coerência Textual, Histórias Orais, Histórias Escritas, Crianças

Abstract

O estudo examinou o estabelecimento da coerência na produção de histórias na modalidade oral e escrita, por crianças de classe média, cursando o 2o e 5o anos do ensino fundamental. Os estudantes produziram histórias nas duas modalidades que foram classificadas em categorias hierárquicas  quanto ao nível de coerência que apresentavam. Houve interação entre  escolaridade e modalidade de produção: os textos produzidos pelas crianças do 2º ano apresentavam um mesmo nível de coerência nas duas  modalidades, enquanto os textos das crianças do 5º ano eram mais  coerentes quando produzidos por escrito do que oralmente. A escolaridade  teve efeito positivo tanto na produção oral como escrita. Concluiu-se que a  modalidade de produção influencia apenas os escritores mais proficientes  que consideram o material escrito passível de revisão, enquanto os  escritores iniciantes não percebem esta possibilidade. Implicações  educacionais são discutidas a respeito da aprendizagem da escrita de  textos.

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Published

2022-06-22

Issue

Section

Articles