Avaliação da moderação da fidelidade nos resultados do Programa Preventivo Elos

Authors

Abstract

O programa preventivo em saúde mental "Elos - construindo coletivos" é uma adaptação brasileira do norte-americano "Good Behavior Game", direcionado para crianças de 6 a 10 anos, aplicado por educadores no ensino fundamental, considerado um dos programas com melhores evidências para diminuição de comportamentos agressivos e disruptivos. O objetivo é discutir as relações entre a fidelidade na implantação e os resultados observados a partir de um estudo piloto realizado em 2014. Com delineamento pré-experimental de grupo único, utilizou métodos mistos, com estatísticas descritivas e inferenciais, assim como análise de conteúdo, realizando triangulação de dados em sua análise final. Alunos de turmas que receberam o programa com maior fidelidade apresentaram resultados mais positivos na diminuição dos comportamentos alvos. Turmas com baixa fidelidade apresentaram resultados inócuos ou possivelmente iatrogênicos. Portanto, há indicativos que o efeito da ação preventiva está diretamente relacionado à fidelidade.

Author Biographies

Erikson Kaszubowski, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Psicologia, Serviço de Atenção Psicológica. Florianópolis, SC.

É psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia e atua como Psicólogo Clínico na Universidade Federal de Santa Catarina.

Douglas Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Núcleo de Pesquisas em Clínica da Atenção Psicossocial. Florianópolis, Santa Catarina.

É Mestre em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Psicólogo com atuação no Sistema de Assistência Social. Pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisas em Clínica da Atenção Psicossocial.

Leandro Castro Oltramari, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Psicologia, Laboratório de Psicologia Educacional e Escolar. Florianópolis, Santa Catarina.

É psicólogo, Doutor em Ciências Humanas, tem pós-doutorado e é Professor na Universidade Federal de Santa Catarina.

Zila Van Der Meer Sanchez, Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Medicina Preventiva. São Paulo, São Paulo.

É formada em Farmácia e Doutora em Psicobiologia. Tem pós-doutorado em Ciência da Prevenção. Professora de Epidemiologia na Universidade Federal de São Paulo.

Published

2024-06-04

Issue

Section

Articles