Associações entre autoeficácia e burnout em docentes do ensino superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP-2022v74.18327

Resumen

Esta pesquisa pretendeu investigar correlações entre crenças de autoeficácia e síndrome de burnout em professores do ensino superior, verificar a prevalência de burnout, assim como averiguar associações entre a existência de burnout e a percepção da Autoeficácia com características sociodemográficas. Foram utilizadas a Escala de Autoeficácia do Professor nas dimensões Intencionalidade da Ação e Manejo de Classe, e o Maslach Burnout Inventory (MBI) nas dimensões Exaustão Emocional, Despersonalização e Realização Profissional em 356 participantes. Apesar de estes professores apresentarem crenças de autoeficácia fortalecidas, há indicativos da síndrome de burnout em 41,6% dos docentes nos diversos graus de gravidade, porém apenas 0,3% estão em estágio severo, afetando mais mulheres e docentes com menor titulação. Identificou-se associações significativas entre a presença de burnout e a Autoeficácia docente, indicando que quanto menor a autoeficácia percebida, maior a propensão ao burnout.

Citas

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Publicado

2022-12-26

Número

Sección

Artículos