Supervisões clínicas: vivências emocionais dos psicoterapeutas-aprendizes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP-2022v74.20228

Palavras-chave:

Estagiário, Psicanálise, Psicoterapeuta-aprendiz, Serviço-escola, Supervisão

Resumo

Considerando a supervisão clínica como um dos pilares da formação do psicólogo clínico, o presente estudo teve por objetivo investigar as emoções vivenciadas pelos psicoterapeutas-aprendizes durante as supervisões de estágio em psicoterapia psicanalítica. Realizou-se um estudo clínico-qualitativo por meio de entrevistas com 27 acadêmicos que realizavam estágios em psicoterapia psicanalítica, em quatro Instituições de Ensino Superior. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo e discutidos a partir do referencial psicanalítico. A análise dos resultados demonstrou que as vivências emocionais dos psicoterapeutas-aprendizes estavam relacionadas, preponderantemente: à aprendizagem de conteúdos teórico-metodológicos e à necessidade de ser acolhido e de compartilhar com o grupo de supervisão as intensidades emocionais vivenciadas na clínica. Finalmente, ressaltou-se a necessidade de acolher e compreender as experiências emocionais dos psicoterapeutas-aprendizes durante os estágios em psicoterapia psicanalítica.

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Publicado

2022-10-04

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa Original