Revelar ou esconder: o conflito da montagem na obra Insônia: o eu horizontal x o eu vertical
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n44.11Palavras-chave:
Lula Wanderley, EAT, Stadium, PunctumResumo
Analisamos o vídeo da instalação Insônia: o eu horizontal x o eu vertical, de Lula Wanderley e Wanderlei Ribamar. A partir dos regimes perceptivos studium e punctum, problematizamos os papéis dos artistas em seus processos criativos e suas possíveis implicações na fruição do espectador, observando, sobretudo, o conflito de Lula Wanderley como artista-editor. Propomos ainda a relação entre a montagem fílmica e a narrativa histórica, cujos agentes observam, capturam ou mesmo produzem “imagens”, sejam elas contundentes ou furtivas
Downloads
Publicado
09-01-2023
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).