Lineage is language: an interview with Aline Motta

Authors

  • Aline Motta Federal University of Rio de Janeiro
  • Livia Flores Federal University of Rio de Janeiro
  • Dinah de Oliveira Federal University of Rio de Janeiro
  • André Leal Federal University of Rio de Janeiro
  • Bárbara Copque Rio de Janeiro State University
  • Janaína Damaceno Rio de Janeiro State University
  • Michelle Farias Sommer Rio de Janeiro State University

DOI:

https://doi.org/10.60001/ae.n47.2

Keywords:

Slavery archives, Critical fabulation, Speculative fiction, Afro-Brazilian ancestry

Abstract

In this interview conducted via Zoom on 11 April 2024, artist Aline Motta reflects on her career and discusses central elements of her poetics. Her artistic practice, interwoven with historical, genealogical, and familial research, experiments with forms of critical fabulation, revealing the historicity of specific places and a plurality of ancestral voices that manifest through diverse mediums and languages such as photography, performance, books, video, and video installation.

Author Biographies

Aline Motta, Federal University of Rio de Janeiro

Aline Motta nasceu em Niterói (RJ), em 1974, e mora em São Paulo. Combina diferentes técnicas e práticas artísticas em seu trabalho, como fotografia, vídeo, instalação, performance e colagem. De modo crítico, suas obras reconfiguram memórias, em especial as afro-atlânticas, e constroem novas narrativas que invocam uma ideia não linear do tempo.

Foi contemplada com o Programa Rumos Itaú Cultural 2015/2016, com a Bolsa ZUM de Fotografia do Instituto Moreira Salles 2018, com 7º Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça 2019 e com o Prêmio PIPA 2024. Recentemente participou de exposições importantes como "Histórias Feministas, artistas depois de 2000" - MASP, “Histórias Afro-Atlânticas” - MASP/Tomie Ohtake, "Cuando cambia el mundo" - Centro Cultural Kirchner, Buenos Aires, Argentina e "Pensar tudo de nuevo" - Les Rencontres de la Photographie, Arles, França. Abriu sua exposição individual "Aline Motta: memória, viagem e água" no MAR/Museu de Arte do Rio em 2020. Em 2021 exibiu seus trabalhos em vídeo no New Museum (NY) no programa "Screen Series". Em 2022 lançou seu primeiro livro "A água é uma máquina do tempo" pelas editoras Fósforo e Luna Parque Edições (finalista do prêmio literário Jabuti), abriu exposição individual no átrio do Sesc Belenzinho e na sala de vídeo do MASP. Em 2023, expôs na 15a. Bienal de Sharjah (EAU), no MoMA Museum of Modern Art (NY) em “Chosen Memories: Contemporary Latin American Art from the Patricia Phelps de Cisneros Gift and Beyond" e na 35a Bienal de Arte de São Paulo.

Livia Flores, Federal University of Rio de Janeiro

Livia Flores é professora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais-EBA-UFRJ e editora de Arte&Ensaios.

Dinah de Oliveira, Federal University of Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais-EBA-UFRJ e editora de Arte&Ensaios

André Leal, Federal University of Rio de Janeiro

André Leal é pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais-EBA-UFRJ e editor de Arte&Ensaios.

Bárbara Copque, Rio de Janeiro State University

Bárbara Copque é fotógrafa e professora adjunta do Departamento de Formação de Professores da Uerj.

Janaína Damaceno, Rio de Janeiro State University

Janaína Damaceno é professora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/Uerj) e atua no Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/ UFF).

Michelle Farias Sommer, Rio de Janeiro State University

Michelle Farias Sommer é pesquisadora, escritora e professora adjunta do Instituto de Artes da Uerj.

Published

2024-08-07