Linhagem é linguagem: entrevista com Aline Motta

Auteurs

  • Aline Motta Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Livia Flores Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Dinah de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • André Leal Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Bárbara Copque Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Janaína Damaceno Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Michelle Farias Sommer Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.60001/ae.n47.2

Mots-clés :

Arquivos da escravidão, Fabulação crítica, Ficção especulativa, Ancestralidade afro-brasileira

Résumé

Nesta entrevista realizada via Zoom em 11 de abril de 2024, a artista Aline Motta reflete sobre sua trajetória e comenta elementos centrais de sua poética. Permeada pela pesquisa histórica, genealógica e familiar, sua prática artística experimenta formas de fabulação crítica, revelando a historicidade de lugares específicos e uma pluralidade de vozes ancestrais que se manifestam por meio de suportes e linguagens tão diversos como a fotografia, a performance, o livro, o vídeo e a videoinstalação.

Bibliographies de l'auteur

Aline Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aline Motta nasceu em Niterói (RJ), em 1974, e mora em São Paulo. Combina diferentes técnicas e práticas artísticas em seu trabalho, como fotografia, vídeo, instalação, performance e colagem. De modo crítico, suas obras reconfiguram memórias, em especial as afro-atlânticas, e constroem novas narrativas que invocam uma ideia não linear do tempo.

Foi contemplada com o Programa Rumos Itaú Cultural 2015/2016, com a Bolsa ZUM de Fotografia do Instituto Moreira Salles 2018, com 7º Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça 2019 e com o Prêmio PIPA 2024. Recentemente participou de exposições importantes como "Histórias Feministas, artistas depois de 2000" - MASP, “Histórias Afro-Atlânticas” - MASP/Tomie Ohtake, "Cuando cambia el mundo" - Centro Cultural Kirchner, Buenos Aires, Argentina e "Pensar tudo de nuevo" - Les Rencontres de la Photographie, Arles, França. Abriu sua exposição individual "Aline Motta: memória, viagem e água" no MAR/Museu de Arte do Rio em 2020. Em 2021 exibiu seus trabalhos em vídeo no New Museum (NY) no programa "Screen Series". Em 2022 lançou seu primeiro livro "A água é uma máquina do tempo" pelas editoras Fósforo e Luna Parque Edições (finalista do prêmio literário Jabuti), abriu exposição individual no átrio do Sesc Belenzinho e na sala de vídeo do MASP. Em 2023, expôs na 15a. Bienal de Sharjah (EAU), no MoMA Museum of Modern Art (NY) em “Chosen Memories: Contemporary Latin American Art from the Patricia Phelps de Cisneros Gift and Beyond" e na 35a Bienal de Arte de São Paulo.

Livia Flores, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Livia Flores é professora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais-EBA-UFRJ e editora de Arte&Ensaios.

Dinah de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais-EBA-UFRJ e editora de Arte&Ensaios

André Leal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

André Leal é pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais-EBA-UFRJ e editor de Arte&Ensaios.

Bárbara Copque, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bárbara Copque é fotógrafa e professora adjunta do Departamento de Formação de Professores da Uerj.

Janaína Damaceno, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Janaína Damaceno é professora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/Uerj) e atua no Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/ UFF).

Michelle Farias Sommer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Michelle Farias Sommer é pesquisadora, escritora e professora adjunta do Instituto de Artes da Uerj.

Téléchargements

Publiée

2024-08-07