Sample packing: especulando futuros sônicos

Sample packing: speculating on sonic futures

Authors

DOI:

https://doi.org/10.60001/ae.n48.15

Abstract

O que você está prestes a ler é um ensaio poético especulativo de musicologia que vislumbra o fim do áudio, do som organizado; as armadilhas colocadas por aqueles que acumularam poder suficiente para dominar essa disputa pelo tecido sonoro da realidade.
Também propõe a prática do sample packing como forma de conexão, troca, inspiração e resistência às estéticas impostas pela indústria do entretenimento. Baseia-se em um podcast de ficção sônica de minha autoria intitulado Countryside Data Grass e se cruza
com o imaginário de uma estória especulativa de Max Alper, publicada na revista Klang.

Palavras-chave:
Arte sonora. Musicologia urbana. Sampling. Social practice. Arte especulativa.

Abstract
What you are about to read is a speculative poetic musicological essay which envisions the end of audio and organized sound as well as the traps put by those who have hoarded enough power to dominate this dispute for the sonic fabric of reality. It proposes the practice of sample packing as a form of connection, exchange, inspiration and resistance against the aesthetics imposed by the music industry. It’s based on a sonic fiction podcast made by me and which intersects with the imaginary world of a speculative entry published in the magazine Klang.

Keywords:
Sound arts. Urban musicology. Sampling. Social practice. Speculative art.

Author Biography

Bartira, Artista

Entre outras atribuições, produtora musical, artista intermídia e pesquisadora de musicologias urbanas. Entende que existe uma colonização do espaço sonoro e, com seus trabalhos de performance e instalação, busca descentralizar essa autoridade ocidentalizada.

Published

2025-01-10

Issue

Section

DOSSIÊ Arte sonora para além da arte sonora/Soundart beyond soundart