9. Em extinção

Authors

  • Rayra Pereira da Costa Artista

Abstract

O processo de criação da faixa Em extinção envolve a exploração sonora por meio de circuitos eletrônicos e pedais de efeito, possibilitando a manipulação fluida de sons e sonoridades saturadas. A utilização desse tipo de textura remete tanto aos trabalhos de música eletroacústica quanto a minha experiência na cultura punk e noise core de São Paulo e do ABC Paulista nos anos 2000. Utilizando o feedback (no-input) como elemento central, busco criar texturas que geram sensações de intensidade, profundidade e abstração.

A intersecção do imaginário dos movimentos autonomistas com essas sonoridades me leva a construir narrativas que abordam embates sobre questões políticas e sociais contemporâneas. Embora a música seja, por natureza, abstrata, as escolhas sonoras e estruturais feitas durante o processo de composição têm implicações na maneira como a obra é interpretada – seja pela pura abstração do som ou pelo uso eventual de textos falados, que são gravados e distorcidos.

Em meu trabalho, essa conjunção de signos sonoros é objetivada como uma forma de crítica ao Estado, evocando sentimentos de ansiedade, alienação e distopia.

 

Author Biography

Rayra Pereira da Costa, Artista

É professora e artista, pesquisa circuitos eletrônicos e no-input. Atua nos projetos Em Extinção (solo), Canção de Matar, O Exílio e Cerne, com apresentações em diversos espaços culturais.

Published

2025-01-10