Salão de 1879
Resumen
Nada nem ninguém escapava da visão crítica de Angelo Agostini. Responsável por diversas publicações humorísticas, como O diabo côxo (1865), O cabrião (1866) e Revista Illustrada (1876), dedicou-se à produção de charges, ilustrações satíricas e exemplos de arte
sequencial, das quais ninguém estava a salvo, desde as eminentes figuras políticas, com destaque para o Imperador Pedro II, até os expoentes culturais da época. Mesclando atividades artísticas e editoriais, Ângelo Agostini era assíduo frequentador das exposições e do ambiente artístico da cidade, e não poupava críticas a seus colegas, fossem elas de cunho pessoal ou profissional, o que, muitas vezes resultou em conflitos que, se não resvalaram para o embate físico, foi por puro acaso. Entre os alvos do jornalista e ilustrador, alternaram-se grandes nomes como o já citado, Henrique Fleuiss, Rafael Bordalo e os pintores Vitor Meireles e Pedro Américo. Irônico, sagaz e culto, Agostini construiu uma obra crítica de alto nível que, avaliada nos dias atuais, compõe um mosaico bastante esclarecedor de uma época em que os paradigmas acadêmicos começavam a passar por uma sistemática desconstrução, antecipando conceitos que floresceriam meio século mais tarde, já no século 20. Octavio Aragão.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).