Tecer a fuga com os fios do próprio corpo: a dança em filmes brasileiros recentes
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n47.9Palabras clave:
Cinema brasileiro contemporâneo, Dança, Performance, Temporalidades, TerritóriosResumen
Este artigo enfoca algumas sequências de dança em filmes brasileiros recentes, buscando pensá-las como instauração performativa de temporalidades, territórios e subjetividades – frente às restrições operadas sobre corpos femininos racializados. Proponho pensá-las como práticas de liberdade em espaços espremidos, referindo-me aqui tanto aos entraves e violências que se operam sobre esses corpos que dançam, como também a algumas noções que conformam as escrituras fílmicas. Me interessa perceber como essas sequências constroem espaços-tempos que interrompem certo fluxo teleológico [da narrativa e da História]; trazendo a atenção para o corpo em performance – e como esse movimento coloca também alguns limites, usualmente estanques, para dançar.
Citas
BAKER, Houston A. Turning South again: re-thinking Modernism/ re-reading Booker T. Durham: Duke University Press Books, 2001.
BANDCAMP. Mojubá Exu. 2020. Disponível em: https://sirr-ecords.bandcamp.com/album/mojub-exu. Acesso em 23 maio 2024.
BERNAUER, James; RASMUSSEN, David (eds). The final Foucault. Cambridge: MIT Press, 1988.
BRASIL, André. A performance: entre o vivido e o imaginado. Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Comunicação e Experiência Estética do XX Encontro da Compós, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, de 14 a 17 de junho de 2011.
DE SIMONE, Julia de (dir.). Praia Formosa. Rio de Janeiro: Mirada Filmes, 2024.
FOUCAULT, Michel. De espaços outros. Estudos avançados, São Paulo, v. 27, n. 79, 2013.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 1979.
FREITAS, Kênia. Fabulações críticas em curta-metragens negros brasileiros. 2018. Disponível em: http://multiplotcinema.com.br/2019/03/fabulacoes-criticas-em-curta-metragens-negros-brasileiros/. Acesso em 24 maio 2024.
GOLDMAN, Danielle. I want to be ready: improvised dance as a practice of freedom. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2010.
LUDMER, Josefina. Aqui América Latina: uma especulação. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar. In: Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MEIRELLES, Elena; PAIVA, Lívia de (dir.). Tremor Iê. Fortaleza: Tardo Filmes, 2019.
MESQUITA, Claudia. A lenda das Gasolineiras, entre o vivido e o imaginado. In: Catálogo do ForumDoc. Belo Horizonte, 2022. p. 105-112. Disponível em: https://www.forumdoc.org.br/catalogos/2022.
MOMBAÇA, Jota. Não vão nos matar agora. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
PI, Ana (dir.). NoirBlue – deslocamentos de uma dança. Belo Horizonte, 2018.
PIMENTA, Joana; QUEIRÓS, Adirley (dir.). Mato seco em chamas. Ceilândia: Cinco da Norte, 2022.
PORTUGAL, Aline. Geografia de espaços outros. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
RIBEIRO, Allan (dir.). Esse amor que nos consome. Rio de Janeiro: 3 Moinhos Produções, 2012.
UNO, Kuniichi. A gênese de um corpo desconhecido. São Paulo: n-1 edições, 2012.
VERAS, Alexandre. Carta para uma amiga que dança. Apontamentos sobre dois corpos e uma câmera. Loïe Revista de danza, performance y nuevos medios, v. 10, 29 abr. 2022. Disponível em: https://loie.com.ar/loie-11/reflexiones/carta-para-uma-amiga-que-danca-apontamentos-sobre-dois-corpos-e-uma-camera/.Acesso em 21 jun. 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 arte e ensaios
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).