“Por trás de muito barulho sempre haverá uma grande lógica”: antiarte e inconformismo no trabalho de Jhones Silva

“Behind much noise there will always be a great logic:” anti-art and nonconformity in Jhones Silva’s work

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.60001/ae.n48.12

Resumen

Tomando como ponto de partida a análise de aspectos da obra de Jhones Silva – um artífice de ruídos de Belford Roxo, Baixada Fluminense (Rio de Janeiro, Brasil) –, este artigo tem como objetivo analisar a frase enunciada pelo artista em entrevista e aqui usada como título. Investiga também algumas de suas práticas quanto à possibilidade de uma concepção especificamente brasileira de “ruído”, além da relação entre ruído sonoro e suas dimensões técnicas e políticas.

Palavras-chave:
Ruído. Música de ruídos. Trabalho. Máquina. Antiarte.

Abstract
Taking as a starting point the analysis of aspects of Jhones Silva work – a noise maker from Belford Roxo, Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil –, this article aims to analyze a sentence uttered by the artist in an interview and used here as title, investigating some of his practices regarding the possibility of an specifically Brazilian conception of “noise” and also the relationship between sound noise and its technical and political dimensions.

Keywords:
Noise. Noise Music. Work. Machine. Anti-Art.

 

 

Biografía del autor/a

Bernardo Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor de filosofia na Faculdade de Educação da UFRJ, pesquisador, crítico e produtor cultural. Produtor no QTV Selo. Publicou Tom Zé – estudando o samba (2014, Cobogó) e Deixa queimar (2021, Numa). Codirigiu com Saskia o filme Caixa Preta, prêmio Abraccine 2023 como melhor curta/média-metragem brasileiro do ano.

Archivos adicionales

Publicado

2025-01-10

Número

Sección

DOSSIÊ Arte sonora para além da arte sonora/Soundart beyond soundart