O outdoor como tela: táticas estético-políticas e a construção de espaços de convívio
DOI :
https://doi.org/10.37235/ae.n35.12853Résumé
Lançando um olhar sobre o projeto de arte e ativismo NYSAT, este texto busca pensar de que modos os cruzamentos entre experimentações artísticas e lutas políticas podem propor novos modos de relação entre o corpo social, o espaço urbano e os meios de comunicação de massa, frente ao espetáculo cotidiano.
Références
Mesquita, André. Insurgências poéticas. Arte ativista e ação coletiva. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2011.
Certeau, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, Editora Vozes. 1998:94
Debord, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro, Contraponto, 1997.
Bourriaud, Nicolas. Estética relacional. Buenos Aires: Adriana Hidalgo editora, 2008:53-54
Harvey, David. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes -- selo Martins, 2014:144.
Bishop, Claire. Participation: documents of contemporary art. Londres: Whitechapel Gallery; Cambridge: MIT Press, 2006
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
- Ilustração produzida por Jane Jacobs, durante a primeira ação do projeto NYSAT. (Português (Brasil))
- Intervenção colaborativa proposta pela artista Maya Hayuk durante a ação NYSAT (Português (Brasil))
- Instalação produzida pela artista Beth Whitney durante a segunda ação do projeto NYSAT (Português (Brasil))
- Whitewashers, participantes do projeto NYSAT responsáveis pela caiação dos outdoors (Português (Brasil))
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).