Topologias da escuta: como tocar as costas do céu com a boca do rio

Topologies of listening: how to touch the back of the sky with the mouth of the river

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.60001/ae.n48.7

Résumé

Este texto, construído a partir de palavras, fotografias e composição sonora com arquivos, busca investigar questões relacionadas à escuta e aos parâmetros de uma escrita de artista. Desenvolve conceitos-chave como topologias da escuta e sound-specific, com base em vocabulário de campo e afinidades conceituais.
Utiliza procedimentos de montagem para propor articulações poéticas e críticas dentro do território das imagens, das políticas ambientais, das práticas de arquivo, das tecnologias orgânicas e da arte contemporânea.

Palavras-chave:
Som. Escuta. Imagem. Escrita.

Abstract
This text, constructed through words, photographs, and sound compositions with archival material, seeks to investigate questions related to listening and the parameters of an artist’s writing. It develops key concepts such as topologies of listening and sound-specific, based on field vocabulary and conceptual affinities.
Using montage techniques, it proposes poetic and critical articulations within the realms of images, environmental policies, archival practices, organic technologies, and contemporary art.

Keywords:
Sound. Listening. Image. Writing.

 

Biographie de l'auteur

Ana Paula Ferrari Emerich, Artista

Ana Paula Ferrari Emerich é artista visual e sonora, com pesquisas que articulam imagem, perspectivas conceituais, escuta, gravação de campo e prática de arquivo no território da arte contemporânea e das questões ambientais.

Téléchargements

Publiée

2025-01-10

Numéro

Rubrique

Artigos Poéticas Sonoras na Arte Contemporânea