Anonimato e eliminativismo
Anonymity and eliminativism
DOI :
https://doi.org/10.60001/ae.n48.13Résumé
Refletindo sobre a possibilidade do anonimato na música de ruído, tecemos algumas considerações com relação à tese do eliminativismo na neurociência, qual seja, a ideia de que nossas vivências exprimíveis por vocabulário psicológico seriam redutíveis a estados psicofisiológicos do cérebro. Se a tese parece puramente teórica, ela, na verdade, aponta para a presença material de um aparato responsável pela experiência, mas que ele próprio não seja experienciável. Essa relação de condicionante externo ao conteúdo é exemplificada com obras nas quais os materiais são “anônimos” no sentido de não ser resultado da elaboração subjetiva de seus autores, mas de ilustrar um “ruído na máquina”, ou do próprio aparato. Partindo dessa consideração, o texto examina outros exemplos de possível anonimato em obras de música de ruído.
Palavras-chave:
Ruído. Anonimato. Eliminativismo. Neurociência.
Abstract
Reflecting on the possibility of anonymity in noise music, we make some considerations regarding the thesis of eliminativism in neuroscience, that is, the idea that our experiences expressible through psychological vocabulary would be reducible to psychophysiological states of the brain. If the thesis seems purely theoretical, it actually points to the material presence of an apparatus responsible for experience, but which itself is not experienceable. This relationship of external conditioning to the content is exemplified with works in which the materials are “anonymous” in the sense of not being the result of the subjective elaboration of
their authors, but of illustrating “noise in the machine”, or of the apparatus itself. Based on this consideration, the text examines other examples of possible anonymity in works of noise music.
Keywords:
Noise. Anonymity. Eliminativism. Neuroscience.
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© Revista artes e ensaios 2024

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