This is tomorrow e 6ª Jovem Arte Contemporânea

exposição como escola

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.60001/ae.n49.12

Mots-clés :

Arte, História das exposições, Curadoria, Arte e educação

Résumé

O presente artigo investiga a possibilidade da exposição como escola, para além do caráter de apresentação e representação. O espaço expositivo como uma espécie de laboratório para as práticas artísticas, a partir de dois casos históricos: a exposição This is Tomorrow, realizada na Whitechapel Gallery, em Londres, em 1956, e a 6a Jovem Arte Contemporânea, realizada no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo em 1972. Com base nesses casos específicos, pensa a relação entre arte e educação, em uma perspectiva da história das exposições e da curadoria. Entende a exposição como esse dispositivo de confluência entre práticas pedagógicas e em arte. A exposição como escola, no papel de agenciamento entre campos, formulando outra relação entre a arte e o público, reafirmando o espaço comum entre arte e educação. Reposiciona dessa forma a figura do curador autor.

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Biographie de l'auteur

Omar Oliveira Porto Junior, Universidade de São Paulo

É curador e arquiteto, doutorando em arquitetura e urbanismo na linha de pesquisa Projeto, Espaço e Cultura, pela FAU-USP, com bolsa Capes. É mestre em história e crítica da arte, pelo PPGAV-UFRJ.

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Publiée

2025-08-11