Arcabouço Estratigráfico da Seção Drifte em Águas Profundas da Sub-Bacia de Mundaú, Bacia do Ceará, e sua Relação com a Datação de Eventos Vulcânicos

Isabella Lopes Antunes Rios1 Lopes Antunes Rios, Jorge de Jesus Picanço de Figueiredo

Abstract


A análise de poços perfurados em águas profundas na sub-bacia de Mundaú, bacia do Ceará, Margem Equatorial Brasileira, mais a interpretação de vinte e seis linhas sísmicas 2D, além da análise de dados de gravimetria, permitiram a identificação de cinco sequências deposicionais na seção drifte entre o Albiano inferior e o Eoceno médio. Também foram identificados dois edifícios vulcânicos soterrados e sem expressão na topografia do fundo marinho no tempo presente. A correlação estratigráfica baseada em critérios sismoestratigráficos permitiu a datação relativa da formação dos edifícios vulcânicos sendo estes mais novos que o Paleoceno. Rochas vulcânicas já foram datadas na porção plataformal da sub-bacia de Mundaú, revelando idades entre 44 a 32 Ma, corroborando a idade dos edifícios vulcânicos interpretados a partir dos dados sísmicos como após o Paleoceno, provavelmente meados a final do Eoceno.

Keywords


Bacia do Ceará; Sub-bacia de Mundaú; Arcabouço estratigráfico; Vulcanismo Macau



DOI: https://doi.org/10.11137/2018_2_152_166

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic Databases

Social Media

SCImago Journal & Country Rank
0.6
 
 
22nd percentile
Powered by  Scopus
ISSN
ROAD
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
Oasisbr
Twitter
Instagram
Facebook
 Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.