Eventos de Friagem na Região do Pantanal, Brasil

Authors

  • Luciana Barros Pinto Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Meteorologia, Campus Capão do Leão, Caixa Postal 354, 96001-970, Pelotas, Rio Grande do Sul.
  • Bruno Maon Fernandes Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Meteorologia, Campus Capão do Leão, Caixa Postal 354, 96001-970, Pelotas, Rio Grande do Sul.
  • Müller Junior Martins dos Santos Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Meteorologia, Campus Capão do Leão, Caixa Postal 354, 96001-970, Pelotas, Rio Grande do Sul.
  • Cláudia Rejane Jacondino de Campos Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Meteorologia, Campus Capão do Leão, Caixa Postal 354, 96001-970, Pelotas, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_2_223_232

Keywords:

Temperatura, Precipitação, Sistema frontal

Abstract

A incursão de ar frio em regiões tropicais da América do Sul é denominada friagem. Seus efeitos sobre as condições meteorológicas são bastante conhecidos na região Amazônica, porém pouco se conhece a respeito da influência da friagem no Pantanal. Por isso, o objetivo deste trabalho foi quantificar e estudar o comportamento de variáveis meteorológicas durante a atuação de friagens na região do Pantanal, representada pelas cidades de Aquidauana e Coxim entre o período de 2007 a 2012. Para a identificação de friagem foi utilizado a seção Sistemas Frontais e Frontogênese do boletim mensal Climanálise e, a partir desse, considerou-se como eventos de friagem os eventos de sistemas frontais que chegaram à Cuiabá. Com isso, foram utilizados dados de temperatura do ar e precipitação para duas localidades na região do Pantanal para seleção de episódios de friagens. Verificou-se que o período de maio a setembro é o de maior ocorrência do fenômeno, e a temperatura máxima foi a variável mais afetada pela atuação da friagem. As temperaturas tiveram declínio nos primeiros dois dias de evento, e elevação a partir do terceiro dia. Cada friagem teve duração média de 5 dias, e a maioria dos eventos registraram precipitação. Nos meses de junho, julho e agosto a maior parte da chuva ocorreu em períodos de atuação desse fenômeno.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article