Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero

Authors

  • Luciana Witovisk Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional. Departamento de Geologia e Paleontologia Quinta da Boa Vista s/nº, 20940-040 São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Luciana Barbosa Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional. Departamento de Geologia e Paleontologia Quinta da Boa Vista s/nº, 20940-040 São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Andrea Fernandes Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional. Seção de Assistência Ao Ensino Quinta da Boa Vista s/nº, 20940-040 São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Eliane Guedes Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional. Departamento de Geologia e Paleontologia Quinta da Boa Vista s/nº, 20940-040 São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Maria Elisabeth Zucolotto Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional. Departamento de Geologia e Paleontologia Quinta da Boa Vista s/nº, 20940-040 São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Viviane Trindade Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional. Departamento de Geologia e Paleontologia Quinta da Boa Vista s/nº, 20940-040 São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Taísa Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional. Departamento de Geologia e Paleontologia Quinta da Boa Vista s/nº, 20940-040 São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Natália de Paula Sá Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional. Departamento de Geologia e Paleontologia Quinta da Boa Vista s/nº, 20940-040 São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Sheila Nicolas Villas Boas Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional. Seção de Assistência Ao Ensino Quinta da Boa Vista s/nº, 20940-040 São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Bárbara da Silva Maciel Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional. Departamento de Geologia e Paleontologia Quinta da Boa Vista s/nº, 20940-040 São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Uiara Gomes Cabral Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional. Departamento de Geologia e Paleontologia Quinta da Boa Vista s/nº, 20940-040 São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Priscila Joana Gonçalves de Paula Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional. Departamento de Geologia e Paleontologia Quinta da Boa Vista s/nº, 20940-040 São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Sara Nunes Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional. Departamento de Geologia e Paleontologia Quinta da Boa Vista s/nº, 20940-040 São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_2_233_240

Keywords:

Geologia, Paleontologia, Educação, Divulgação Científica, Questões de Gênero

Abstract

O curso de extensão “Meninas com Ciência: Geologia, Paleontologia e Gênero no Museu Nacional/UFRJ” nasceu da percepção que a divulgação científica para crianças e jovens no Brasil deveria criar estratégias para despertar o interesse das meninas para a Ciência, uma vez que as iniciativas em curso frequentemente contam com maior participação masculina. O grande número de inscrições revelou o interesse da sociedade por uma ação de divulgação científica com recorte de gênero. O curso tem como principal objetivo mostrar às meninas que a Ciência é feita por pessoas comuns e que, mesmo em áreas historicamente masculinas, como as Geociências, o papel feminino vem crescendo. O objetivo deste trabalho é divulgar o método aplicado no curso, composto por atividades teórico-práticas, lúdicas e acessíveis sobre Geologia e Paleontologia, com enfoque em exemplos do cotidiano das estudantes. Ainda, espera-se incentivar outras instituições a replicarem a ideia ou inspirá-las a desenvolver atividades de extensão para diversos públicos. A equipe de trabalho multidisciplinar é composta por professoras, técnicas, estudantes de graduação e de pós-graduação e é um dos grandes diferenciais do projeto, uma vez que as estudantes têm a oportunidade de observar e conviver com cientistas em diferentes fases da carreira. Os resultados obtidos demonstram que, tanto é necessária a interação entre o ambiente acadêmico e as escolas, como a aplicação de atividades práticas relacionadas ao cotidiano para melhorar a divulgação científica. Este curso, apesar de recente, teve sua iniciativa e excelência reconhecidas, com a menção honrosa recebida no 8º Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus e, por isso, faz parte do Banco de Boas Práticas Educativas, mantido pela Ibermuseus.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article