Identificação de Sítios Geológicos para Gestão Prioritária: Propostas para a Geoconservação no Domínio Ceará Central, Nordeste do Brasil

Authors

  • Pâmella Moura Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Geologia. Campus do Pici, Bloco 912, 60440-554, Fortaleza, CE.
  • Maria da Glória Motta Garcia Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Geologia. Campus do Pici, Bloco 912, 60440-554, Fortaleza, CE. Universidade de São Paulo, Instituto de Geociências, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo. Rua do Lago, 562, Butantã, 05508-080, São Paulo, SP.
  • José Brilha Universidade do Minho, Instituto de Ciências da Terra. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_2_252_267

Keywords:

Patrimônio geológico, Geossítios, Sítios de geodiversidade, Geossit

Abstract

A avaliação quantitativa de valoração do patrimônio geológico tem se demonstrado uma relevante ferramenta para delinear estratégias de geoconservação, sobretudo em áreas extensas e com escassez de recursos. A área selecionada para este estudo corresponde a uma região socioeconomicamente vulnerável no semiárido do estado do Ceará, nordeste do Brasil, e contempla um conjunto de 52 sítios geológicos representativos da evolução geodinâmica do Domínio Ceará Central. Com o intuito de delinear estratégias de geoconservação pertinentes a realidade local, este trabalho teve por objetivo identificar quais os geossítios prioritários no plano de gestão. Para tanto, foi utilizado o método de avaliação quantitativa integrado na plataforma GEOSSIT do Serviço Geológico do Brasil, tendo sido avaliado o valor científico, o risco de degradação, o potencial uso educativo e turístico e as prioridades de proteção. Os resultados indicaram que os geossítios inventariados possuem alto valor científico, que existe predominância de geossítios com risco moderado de degradação e predomínio de valores medianos para o potencial uso educativo e turístico. Três listas de sítios prioritários foram definidas, considerando apenas os locais com alto valor científico e potencial uso relevante. No final, foi possível identificar e justificar quatro territórios estratégicos para a geoconservação na porção centro-norte do Domínio Ceará Central.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article