Transformações Espaciais e Impactos na Temperatura da Superfície Continental na Área do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ)

Rebeca Gonçalves Campos Carvalho, Liz Barreto Coelho Belém, Leonardo de Faria Peres, Andrews José de Lucena, Vitor Fonseca Vieira Vasconcelos de Miranda

Abstract


Este trabalho estuda a variação da temperatura da superfície continental (TSC) associada à alteração da cobertura e do uso do solo, apoiados nos índices de vegetação por diferença normalizada (NDVI) e de área construída (IBI) para a região de instalação do COMPERJ. Desta forma, utilizou-se uma série temporal de imagens de 12 anos provenientes dos satélites Landsat-5, 7 e 8, referente aos anos de 2002 a 2013, subdivididos em dois grupos, anterior (2002 a 2007) e posterior (2008 a 2013) à construção do COMPERJ, totalizando 58 imagens. Dois mapas de uso do solo foram confeccionados, um para cada período, levando em conta as classes urbano, solo, vegetação e água. Posteriormente, a TSC foi relacionada com cada índice, mostrando que a TSC é inversamente (diretamente) proporcional ao NDVI (IBI). A maior correlação absoluta para o período pós-construção (R = 0,85) foi obtida com o IBI, indicando que este índice pode funcionar como uma métrica adicional para análise dos padrões térmicos urbanos. Uma caracterização (média e desvio padrão) dos parâmetros TSC, NDVI e IBI de acordo com cada classe de uso do solo para o período pré-construção e pós-construção também foi realizada, onde para o período pré-construção (pós-construção) a diferença de TSC entre a área do COMPERJ (urbano) e área de vegetação foi de 1,9°C (3,2°C). A diferença entre esses dois valores mostra uma intensificação de 1,3°C entre os dois períodos. O IBI (NDVI) aumentou (diminuiu) seu valor de -0,16 para 0,05 (0,49 para 0,15). Finalmente, utilizou-se o índice M de separabilidade para analisar a distinção dos parâmetros entre as diferentes classes. Para o período pré-construção, todos os parâmetros mostraram valores de M < 1, enquanto que após a construção todos os parâmetros apresentam M próximo a 1.

Keywords


Ilha de calor urbana; COMPERJ; Temperatura da superfície continental; NDVI; IBI



DOI: https://doi.org/10.11137/2018_2_438_447

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic DatabasesFollow us
SCImago Journal & Country Rank
ISSN
ROAD
Clarivate
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
REDIB
Oasisbr
Twitter
Instagram
Facebook
All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0).