Estudo Comparativo do CBR “in situ” & LWD para Determinação da Capacidade de Suporte de Subleitos
DOI:
https://doi.org/10.11137/1982-3908_2021_44_35022Keywords:
Subleito, Pavimento, SolosAbstract
O ensaio de California Bearing Ratio (CBR) “in situ” determina a capacidade de suporte das camadas dos pavimentos, entretanto este ensaio necessita de equipamentos pesados que dificultam a locomoção e instalação, tornando-o oneroso. O Light Weight Deflectometer (LWD) é um equipamento que possibilita a realização de ensaio não destrutivo realizado “in situ” que fornece o módulo de deformabilidade dinâmico do solo. A sua utilização na avaliação de camadas de pavimentos tem sido impulsionada devido à simplicidade de execução e portabilidade do equipamento. Portanto, este trabalho objetiva comparar os resultados do ensaio de CBR “in situ” e utilizando o LWD e desta maneira, validar uma alternativa mais econômica e rápida para obtenção do módulo de deformabilidade do solo “in situ”. A fase experimental desta pesquisa constituiu-se na escolha de quinze ruas não pavimentadas de Campina Grande com a realização dos ensaios “in situ” de LWD e CBR, caracterização dos solos em laboratório, análise das correlações e por fim estabelecer uma correlação para prever a capacidade de suporte de camadas do subleito “in situ” a partir da realização do ensaio LWD. Entre os resultados obtidos destaca-se que foi observada uma correlação com linha de tendência linear, entre o CBR “in situ” e o LWD de 79,18% para todas as amostras de solo. Quando limitou - se a amostra apenas para solos classificados como A-2-4 (HRB) e solos classificados como SM (SUCS) o coeficiente de correlação passa a ser de 78,67% e 83,42% respectivamente. Perante o exposto pode-se afirmar que a possibilidade de utilizar o LWD para determinação da capacidade de suporte de subleitos em campo é uma alternativa viável em substituição ao CBR “in situ”.
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