Estudo Comparativo do CBR “in situ” & LWD para Determinação da Capacidade de Suporte de Subleitos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11137/1982-3908_2021_44_35022

Keywords:

Subleito, Pavimento, Solos

Abstract

O ensaio de California Bearing Ratio (CBR) “in situ” determina a capacidade de suporte das camadas dos pavimentos, entretanto este ensaio necessita de equipamentos pesados que dificultam a locomoção e instalação, tornando-o oneroso. O Light Weight Deflectometer (LWD) é um equipamento que possibilita a realização de ensaio não destrutivo realizado “in situ” que fornece o módulo de deformabilidade dinâmico do solo. A sua utilização na avaliação de camadas de pavimentos tem sido impulsionada devido à simplicidade de execução e portabilidade do equipamento. Portanto, este trabalho objetiva comparar os resultados do ensaio de CBR “in situ” e utilizando o LWD e desta maneira, validar uma alternativa mais econômica e rápida para obtenção do módulo de deformabilidade do solo “in situ”. A fase experimental desta pesquisa constituiu-se na escolha de quinze ruas não pavimentadas de Campina Grande com a realização  dos ensaios “in situ” de LWD e CBR, caracterização dos solos em laboratório, análise das correlações e por fim estabelecer uma correlação para prever a capacidade de suporte de camadas do subleito “in situ” a partir da realização do ensaio LWD. Entre os resultados obtidos destaca-se que foi observada uma correlação com linha de tendência linear, entre o CBR “in situ” e o LWD de 79,18% para todas as amostras de solo. Quando limitou - se a amostra apenas para solos classificados como A-2-4 (HRB) e solos classificados como SM (SUCS) o coeficiente de correlação passa a ser de 78,67% e 83,42% respectivamente. Perante o exposto pode-se afirmar que a possibilidade de utilizar o LWD para determinação da capacidade de suporte de subleitos em campo é uma alternativa viável em substituição ao CBR “in situ”

Author Biographies

Thays Nogueira Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande

Departamento de Engenharia Civil

Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes Lucena, Universidade Federal de Campina Grande

Departamento de Engenharia Civil

Thamires Dantas Guerra, Universidade Federal de Campina Grande

Departamento de Engenharia Civil

Letícia Carlos Silvério, Universidade Federal de Campina Grande

Departamento de Engenharia Civil

Saul Barbosa Guedes, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental

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Published

2021-04-30

Issue

Section

Geology