Solo-Brita em Bases de Pavimentos Flexíveis: Avaliação quando à Fadiga Utilizando o MeDiNa
DOI:
https://doi.org/10.11137/1982-3908_2021_44_35192Keywords:
Dimensionamento Empírico-mecanicista, Módulo de Resiliência, FadigaAbstract
A aplicação de materiais alternativos em substituição a bases e sub-bases de pavimentos compostas por materiais comumente aplicados em obras rodoviárias pode ser uma excelente alternativa, visando economia e um desempenho satisfatório a novos trechos. Sabe-se que o método oficial vigente de dimensionamento se priva de importantes aspectos correlatos a parâmetros de capacidade portante dos materiais, por isso tornou-se necessário o desenvolvimento de uma nova metodologia de dimensionamento empírico-mecanicista, o MeDiNa. Um dos fatores considerados por essa nova metodologia é o comportamento resiliente dos materiais. Assim, neste trabalho, foram analisadas amostras de solo compactado na energia modificada do ensaio Proctor e propostas três misturas de solo argiloso laterítico e brita descontínua, em porcentagens de 25, 30 e 35% em massa de solo, para aplicação em camadas estruturais de pavimentos, de forma a compreender qual delas representaria o melhor comportamento quando aplicados em rodovias de baixo, médio e volume de tráfego real, além de analisar a viabilidade econômica. Os resultados demonstram bons comportamentos resilientes das amostras, com destaque à mistura 2 (intermediária) que teve coeficientes de correlação da ordem de 0,9. Foi simulada a aplicação dessa mistura como camada de base de uma estrutura de um pavimento já existente (pavimento referência) e analisado o seu comportamento quanto à fadiga, resultando em um desempenho superior, com menor percentual de área trincada ao longo da vida útil e redução de custos de até 60%.
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