Determinação de Coordenadas Tridimensionais para os Levantamentos do Patrimônio Cultural Edificado com Fotogrametria Digital

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11137/1982-3908_2021_44_37203

Keywords:

Controle Geodésico, Fotogrametria Digital, Patrimônio Cultural Edificado

Abstract

A fotogrametria é a tecnologia disponível mais adequada no levantamento cadastral do patrimônio cultural edificado. O trabalho descreve procedimentos para obtenção de pontos de controle tridimensionais com precisão compatível com o levantamento fotogramétrico digital. A metodologia associou procedimentos modernos e tradicionais, tais como: uso de receptores de Global Navigation Satellite System (GNSS) para determinar as bases tridimensionais; nivelamento geométrico; transporte das coordenadas dos pontos da base para os locais próximos às feições com o cálculo ajustado pelo método dos mínimos quadrados a um método que determinou as coordenadas tridimensionais em função dos cossenos diretores dos ângulos medidos. O método conhecido como interseção espacial analítico foi utilizado no levantamento dos pontos de controle da igreja Nossa Senhora do Livramento, no bairro da Várzea, em Recife-PE. Fotografou-se a fachada utilizando uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) multirotor, do tipo quadricoptero. Processou-se as imagens no programa de fotogrametria digital ContextCapture, da Bentley. Os pontos de controle apresentaram no resultado da aerotriangulação uma precisão espacial de ±0,0046m. Conclui-se o processo fotogramétrico digital com o modelo tridimensional fotorrealístico da fachada que permite sua documentação detalhada. 

Author Biographies

Deniezio dos Santos Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Engenharia Cartográfica e Agrimensura pela Universidade Federal do Piauí (2016). Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação pela Universidade Federal de Pernambuco (2020). Possui experiência nas áreas de Geociências, com ênfase em Geodésia (Levantamentos geodésicos, Redes geodésicas), Topografia (Levantamentos topográficos, Cálculos topométricos, Plantas topográficas) e Fotogrametria Digital (Terrestre a curta distância e com RPA).

Francisco Jaime Bezerra Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Pirassununga (1978), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1984) e doutorado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é professor Associado 3 da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia e Fotogrametria, atuando principalmente nos seguintes temas: precisão, medição, geoinformação, novas tecnologias e monitoramento.Participa da Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geinformação da UFPE com dois orientandos de mestrado.

Andréa de Seixas, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Cartográfica (1993) e doutorado em Engenharia Geodésica (Doctor of Technical Sciences) pela Universidade Técnica de Viena Áustria (2001). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geodésia, atuando principalmente nos seguintes temas: Levantamentos Topográficos e Geodésicos, Levantamentos Cadastrais, Sistemas de Referência, Instrumentação Geodésica, Engenharia Geodésica, Medição de Deformação, Controle e Monitoramento de Recalques, Técnicas Ópticas de Medição 3D, Sistemas de Medição à Base de Teodolitos. Desenvolveu atividades voltadas a Pericias Judiciais designadas por Juiz Federal, referentes a Definição de Limites Intermunicipais (2009 a 2012) e Dinâmica Costeira na Foz do Rio São Francisco e Adjacências (2013 a 2016). É membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação da Universidade Federal de Pernambuco (exerceu a função de Vice-Coordenador durante os períodos de 2005 a 2008 e 2015 a 2016 e a função de Coordenador durante o período de 2009 a 2010 e 2017, 2018, 2019 e atual). Magistério nos Cursos de Graduação em Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e no Curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Agraciada na Ordem do Mérito Cartográfico - OMC no grau de Oficial, solenidade comemorativa ao Dia do Engenheiro Cartógrafo em 2016.

References

Altrock, P.V. 2004. Aplicações da fotogrametria arquitetural digital na documentação de edificações históricas: estudo das obras do Brigadeiro Joseph da Silva Paes, Séc. XVIII. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Dissertação de Mestrado, 181p.

Amorim, A.L. 2007. Documenting Architectural Heritage in Bahia–Brazil, Using Digital Technologies. In: INTERNATIONAL CIPA SYMPOSIUM, 21, Atenas, Artigo Completo.

Galo, M. 1993. Calibração e aplicação de câmaras digitais. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas, Universidade Federal do Paraná, Dissertação de Mestrado, 143p.

Gemael, C. 1994. Introdução ao ajustamento de observações: aplicações geodésicas. Curitiba, Editora da UFPR, 319p.

Ghilani, C.D. & Wolf, P.R. 2006. Adjustment Computations: Spatial Data Analysis.

New Jersey, John Wiley & Sons, 611p.

Gomes, D.S. 2020. Metodologia para Georreferenciamento 3D com Fotogrametria Digital nos levantamentos do Patrimônio Cultural Edificado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Universidade Federal de Pernambuco, Dissertação de Mestrado, 189p.

Groetelaars, N.J. & Amorim, A.L. 2008. A Fotogrametria Digital na Documentação do Patrimônio Arquitetônico. Revista Fórum Patrimônio: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, 2, p. 40-47.

IBGE. 2018. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. RBMC - Rede brasileira de monitoramento contínuo dos sistemas GNSS: Relatório de Informação de Estação PERC – Recife.

Kahmen, H. & Faig, W. 1988. Surveying. Berlin, Walter Gruyter e Co, 578p.

Martins, D.O. 2013. Determinação de coordenadas espaciais a partir do método das distâncias mínimas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Universidade de São Paulo, Dissertação de Mestrado, 256p.

Mendonça, F.J.B; Garnés, S.J.; Pereira, C.M.; Neto, J.A.B. & Melo, W.D.A. 2010. Análise do ajustamento por mínimos quadrados de uma trilateração topográfica com injunções nos Planos UTM e Topocêntrico. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS GEODÉSICAS E TECNOLOGIAS DA GEOINFORMAÇÃO, 3, Recife. 2010, Artigo Completo, Recife, EdUFPE, p. 001-009.

Mikhail, E.M.; Bethel, J.S. & McGlone, J.C. 2001. Introduction to Modern Photogrammetry. Wiley: New York, NY, USA, p. 496.

Monico, J.F.G. 2008. Posicionamento pelo GNSS: Descrição, fundamentos e aplicações. São Paulo, Editora Unesp, 476 p.

Moreira, A.P. 1998. Métodos de cálculo de coordenadas tridimensionais para o controle de obras de engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Universidade de São Paulo, Tese de Doutorado, 307p.

Seixas. A. & Seixas, J.R. 2015. Controle e Monitoramento de Recalques - Edifício em Construção do Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis - LITPEG CTG/UFPE. Projeto de Pesquisa nº 3076.040512/2015-15 Propesq/UFPE.

Silva, I. & Segantine, P.C.L. 2015. Topografia para engenharia: teoria e prática de Geomática. Rio de Janeiro, Elsevier Editora Ltda, 412p.

Silva, T.R.F.; Nascimento, C.R. & Seixas, A. 2016. Levantamento topográfico planialtimétrico da Igreja Nossa Senhora do Rosário, Bairro da Várzea, Recife – Pernambuco e seu entorno. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS GEODÉSICAS E TECNOLOGIAS DA GEOINFORMAÇÃO, 6, Recife, 2016. Artigo completo, Recife, EdUFPE, p. 01-10.

Westphal, F.S. 1999. A fotogrametria arquitetural digital como ferramenta ao planejamento urbano. Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, Dissertação de Mestrado, 116p.

Published

2021-03-18

Issue

Section

Geography