Determinação de Coordenadas Tridimensionais para os Levantamentos do Patrimônio Cultural Edificado com Fotogrametria Digital

Deniezio dos Santos Gomes, Francisco Jaime Bezerra Mendonça, Andréa de Seixas

Abstract


A fotogrametria é a tecnologia disponível mais adequada no levantamento cadastral do patrimônio cultural edificado. O trabalho descreve procedimentos para obtenção de pontos de controle tridimensionais com precisão compatível com o levantamento fotogramétrico digital. A metodologia associou procedimentos modernos e tradicionais, tais como: uso de receptores de Global Navigation Satellite System (GNSS) para determinar as bases tridimensionais; nivelamento geométrico; transporte das coordenadas dos pontos da base para os locais próximos às feições com o cálculo ajustado pelo método dos mínimos quadrados a um método que determinou as coordenadas tridimensionais em função dos cossenos diretores dos ângulos medidos. O método conhecido como interseção espacial analítico foi utilizado no levantamento dos pontos de controle da igreja Nossa Senhora do Livramento, no bairro da Várzea, em Recife-PE. Fotografou-se a fachada utilizando uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) multirotor, do tipo quadricoptero. Processou-se as imagens no programa de fotogrametria digital ContextCapture, da Bentley. Os pontos de controle apresentaram no resultado da aerotriangulação uma precisão espacial de ±0,0046m. Conclui-se o processo fotogramétrico digital com o modelo tridimensional fotorrealístico da fachada que permite sua documentação detalhada. 


Keywords


Controle Geodésico; Fotogrametria Digital; Patrimônio Cultural Edificado

References


Altrock, P.V. 2004. Aplicações da fotogrametria arquitetural digital na documentação de edificações históricas: estudo das obras do Brigadeiro Joseph da Silva Paes, Séc. XVIII. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Dissertação de Mestrado, 181p.

Amorim, A.L. 2007. Documenting Architectural Heritage in Bahia–Brazil, Using Digital Technologies. In: INTERNATIONAL CIPA SYMPOSIUM, 21, Atenas, Artigo Completo.

Galo, M. 1993. Calibração e aplicação de câmaras digitais. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas, Universidade Federal do Paraná, Dissertação de Mestrado, 143p.

Gemael, C. 1994. Introdução ao ajustamento de observações: aplicações geodésicas. Curitiba, Editora da UFPR, 319p.

Ghilani, C.D. & Wolf, P.R. 2006. Adjustment Computations: Spatial Data Analysis.

New Jersey, John Wiley & Sons, 611p.

Gomes, D.S. 2020. Metodologia para Georreferenciamento 3D com Fotogrametria Digital nos levantamentos do Patrimônio Cultural Edificado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Universidade Federal de Pernambuco, Dissertação de Mestrado, 189p.

Groetelaars, N.J. & Amorim, A.L. 2008. A Fotogrametria Digital na Documentação do Patrimônio Arquitetônico. Revista Fórum Patrimônio: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, 2, p. 40-47.

IBGE. 2018. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. RBMC - Rede brasileira de monitoramento contínuo dos sistemas GNSS: Relatório de Informação de Estação PERC – Recife.

Kahmen, H. & Faig, W. 1988. Surveying. Berlin, Walter Gruyter e Co, 578p.

Martins, D.O. 2013. Determinação de coordenadas espaciais a partir do método das distâncias mínimas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Universidade de São Paulo, Dissertação de Mestrado, 256p.

Mendonça, F.J.B; Garnés, S.J.; Pereira, C.M.; Neto, J.A.B. & Melo, W.D.A. 2010. Análise do ajustamento por mínimos quadrados de uma trilateração topográfica com injunções nos Planos UTM e Topocêntrico. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS GEODÉSICAS E TECNOLOGIAS DA GEOINFORMAÇÃO, 3, Recife. 2010, Artigo Completo, Recife, EdUFPE, p. 001-009.

Mikhail, E.M.; Bethel, J.S. & McGlone, J.C. 2001. Introduction to Modern Photogrammetry. Wiley: New York, NY, USA, p. 496.

Monico, J.F.G. 2008. Posicionamento pelo GNSS: Descrição, fundamentos e aplicações. São Paulo, Editora Unesp, 476 p.

Moreira, A.P. 1998. Métodos de cálculo de coordenadas tridimensionais para o controle de obras de engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Universidade de São Paulo, Tese de Doutorado, 307p.

Seixas. A. & Seixas, J.R. 2015. Controle e Monitoramento de Recalques - Edifício em Construção do Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis - LITPEG CTG/UFPE. Projeto de Pesquisa nº 3076.040512/2015-15 Propesq/UFPE.

Silva, I. & Segantine, P.C.L. 2015. Topografia para engenharia: teoria e prática de Geomática. Rio de Janeiro, Elsevier Editora Ltda, 412p.

Silva, T.R.F.; Nascimento, C.R. & Seixas, A. 2016. Levantamento topográfico planialtimétrico da Igreja Nossa Senhora do Rosário, Bairro da Várzea, Recife – Pernambuco e seu entorno. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS GEODÉSICAS E TECNOLOGIAS DA GEOINFORMAÇÃO, 6, Recife, 2016. Artigo completo, Recife, EdUFPE, p. 01-10.

Westphal, F.S. 1999. A fotogrametria arquitetural digital como ferramenta ao planejamento urbano. Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, Dissertação de Mestrado, 116p.




DOI: https://doi.org/10.11137/1982-3908_2021_44_37203

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic DatabasesFollow us
SCImago Journal & Country Rank
ISSN
ROAD
Clarivate
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
REDIB
Oasisbr
Twitter
Instagram
Facebook
All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0).