Determinação de Coordenadas Tridimensionais para os Levantamentos do Patrimônio Cultural Edificado com Fotogrametria Digital
DOI:
https://doi.org/10.11137/1982-3908_2021_44_37203Keywords:
Controle Geodésico, Fotogrametria Digital, Patrimônio Cultural EdificadoAbstract
A fotogrametria é a tecnologia disponível mais adequada no levantamento cadastral do patrimônio cultural edificado. O trabalho descreve procedimentos para obtenção de pontos de controle tridimensionais com precisão compatível com o levantamento fotogramétrico digital. A metodologia associou procedimentos modernos e tradicionais, tais como: uso de receptores de Global Navigation Satellite System (GNSS) para determinar as bases tridimensionais; nivelamento geométrico; transporte das coordenadas dos pontos da base para os locais próximos às feições com o cálculo ajustado pelo método dos mínimos quadrados a um método que determinou as coordenadas tridimensionais em função dos cossenos diretores dos ângulos medidos. O método conhecido como interseção espacial analítico foi utilizado no levantamento dos pontos de controle da igreja Nossa Senhora do Livramento, no bairro da Várzea, em Recife-PE. Fotografou-se a fachada utilizando uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) multirotor, do tipo quadricoptero. Processou-se as imagens no programa de fotogrametria digital ContextCapture, da Bentley. Os pontos de controle apresentaram no resultado da aerotriangulação uma precisão espacial de ±0,0046m. Conclui-se o processo fotogramétrico digital com o modelo tridimensional fotorrealístico da fachada que permite sua documentação detalhada.
References
Altrock, P.V. 2004. Aplicações da fotogrametria arquitetural digital na documentação de edificações históricas: estudo das obras do Brigadeiro Joseph da Silva Paes, Séc. XVIII. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Dissertação de Mestrado, 181p.
Amorim, A.L. 2007. Documenting Architectural Heritage in Bahia–Brazil, Using Digital Technologies. In: INTERNATIONAL CIPA SYMPOSIUM, 21, Atenas, Artigo Completo.
Galo, M. 1993. Calibração e aplicação de câmaras digitais. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas, Universidade Federal do Paraná, Dissertação de Mestrado, 143p.
Gemael, C. 1994. Introdução ao ajustamento de observações: aplicações geodésicas. Curitiba, Editora da UFPR, 319p.
Ghilani, C.D. & Wolf, P.R. 2006. Adjustment Computations: Spatial Data Analysis.
New Jersey, John Wiley & Sons, 611p.
Gomes, D.S. 2020. Metodologia para Georreferenciamento 3D com Fotogrametria Digital nos levantamentos do Patrimônio Cultural Edificado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Universidade Federal de Pernambuco, Dissertação de Mestrado, 189p.
Groetelaars, N.J. & Amorim, A.L. 2008. A Fotogrametria Digital na Documentação do Patrimônio Arquitetônico. Revista Fórum Patrimônio: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, 2, p. 40-47.
IBGE. 2018. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. RBMC - Rede brasileira de monitoramento contínuo dos sistemas GNSS: Relatório de Informação de Estação PERC – Recife.
Kahmen, H. & Faig, W. 1988. Surveying. Berlin, Walter Gruyter e Co, 578p.
Martins, D.O. 2013. Determinação de coordenadas espaciais a partir do método das distâncias mínimas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Universidade de São Paulo, Dissertação de Mestrado, 256p.
Mendonça, F.J.B; Garnés, S.J.; Pereira, C.M.; Neto, J.A.B. & Melo, W.D.A. 2010. Análise do ajustamento por mínimos quadrados de uma trilateração topográfica com injunções nos Planos UTM e Topocêntrico. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS GEODÉSICAS E TECNOLOGIAS DA GEOINFORMAÇÃO, 3, Recife. 2010, Artigo Completo, Recife, EdUFPE, p. 001-009.
Mikhail, E.M.; Bethel, J.S. & McGlone, J.C. 2001. Introduction to Modern Photogrammetry. Wiley: New York, NY, USA, p. 496.
Monico, J.F.G. 2008. Posicionamento pelo GNSS: Descrição, fundamentos e aplicações. São Paulo, Editora Unesp, 476 p.
Moreira, A.P. 1998. Métodos de cálculo de coordenadas tridimensionais para o controle de obras de engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Universidade de São Paulo, Tese de Doutorado, 307p.
Seixas. A. & Seixas, J.R. 2015. Controle e Monitoramento de Recalques - Edifício em Construção do Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis - LITPEG CTG/UFPE. Projeto de Pesquisa nº 3076.040512/2015-15 Propesq/UFPE.
Silva, I. & Segantine, P.C.L. 2015. Topografia para engenharia: teoria e prática de Geomática. Rio de Janeiro, Elsevier Editora Ltda, 412p.
Silva, T.R.F.; Nascimento, C.R. & Seixas, A. 2016. Levantamento topográfico planialtimétrico da Igreja Nossa Senhora do Rosário, Bairro da Várzea, Recife – Pernambuco e seu entorno. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS GEODÉSICAS E TECNOLOGIAS DA GEOINFORMAÇÃO, 6, Recife, 2016. Artigo completo, Recife, EdUFPE, p. 01-10.
Westphal, F.S. 1999. A fotogrametria arquitetural digital como ferramenta ao planejamento urbano. Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, Dissertação de Mestrado, 116p.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This journal is licensed under a Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0, which permits use, distribution and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.