Editorial 2022

Autores

  • Claudine Pereira Dereczynski Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11137/1982-3908_2022_45_56271

Resumo

É uma grande honra entregar aos nossos leitores o Volume 45 (Ano 2022) do Anuário do Instituto de Geociências (AIGEO) justamente quando o Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) completa 55 anos. A capa deste volume, criada pela assessora de comunicação do IGEO, Suhelem de Moura Dias Oliveira, é uma homenagem a esta data.

O Volume 45, composto por 55 artigos científicos de excelente qualidade, demonstram a importância da revista, especialmente na área de Geologia, mas também nas áreas de Meteorologia, Geografia, Oceanografia e demais Ciências Ambientais. Resultados de pesquisas desenvolvidas principalmente em Universidades Federais e Estaduais brasileiras, mas também em Universidades estrangeiras (Argélia, Camarões, Colômbia, Indonésia e México) estão publicados neste volume.

A partir deste ano, várias mudanças foram implementadas no formato dos artigos de forma a tornar a revista alinhada com o conceito de ciência aberta.  Passamos a publicar informações sobre: i) disponibilidade dos dados, códigos de programas computacionais e outros materiais subjacentes aos artigos; ii) conflito de interesse dos autores na realização da pesquisa; iii) financiamento da pesquisa e iv) as contribuições específicas de cada um dos autores na concepção e no desenvolvimento da pesquisa, na redação do manuscrito e em sua revisão e aprovação da versão final. Além da disponibilização dos artigos no formato portable document format (pdf ),  passamos a gerar os arquivos no formato eXtensible Markup Language (XML), como atualmente requerida por várias agências de indexação.

A partir de 01 de janeiro de 2022, graças ao suporte financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) foi possível extinguir a taxa de publicação dos artigos. Dessa forma, a revista além de ser acesso aberto, encontra-se completamente gratuita. Tal gratuidade do AIGEO possibilitou sua submissão ao Sistema de Redação Científica Redalyc - Rede de Revistas Científicas (https://www.redalyc.org/), tendo sido aceita em setembro deste ano.

Gostaríamos de agradecer a todos que nos apoiaram nesta fase da revista, em especial ao CNPq e FAPERJ pelo suporte financeiro.

Aos nossos leitores, como sempre, desejamos agradáveis e frutíferas leituras.

Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Editorial