Travessias identitárias: representações dos refugiados em Macau na obra de Rodrigo Leal de Carvalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/203277298

Resumo

Este artigo explora as representações dos refugiados e apátridas nos romances de Rodrigo Leal de Carvalho: Requiem para Irina Ostrakoff (1993) e A Mãe (2001). Atendendo aos contributos teóricos de Hall, Leerssen, Said, Arendt, Hamon, entre outros, analisaremos o modo como a condição e a identidade do refugiado apátrida são representadas num discurso de contornos realistas, através da criação de personagens “vivas”,verossímeis, e de alguns ecos de uma “comédia humana” (na linha de Balzac),  transposta para o pequeno espaço longínquo de Macau.

Biografia do Autor

Dora Nunes Gago, Universidade de Macau

Doutora em Línguas e Literaturas Românicas Comparadas e Mestre em Estudos Literários Comparados pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Licenciada em Português e Francês pela Universidade de Évora (Portugal). Foi Leitora do Instituto Camões no Uruguai, investigadora de pós-doutoramento na Universidade de Aveiro (Portugal) e visiting post-doc. scholar na Universidade de Massachusetts Amherst (Estados Unidos). É professora Associada de Literatura no Departamento de Português da Universidade de Macau (China) e, atualmente, é Vice-directora desse departamento e Coordenadora dos cursos de pós-graduação. É ainda colaboradora do Centro de Línguas e Culturas (Universidade de Aveiro), CHAM e CETAPS (Universidade Nova de Lisboa) e LIA (Laboratório de Interlocuções Asiáticas) da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2018-12-29

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Artigos