Remetente em metamorfose: Joan Ponç no turbilhão cultural brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/211283304

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar a obra do pintor Joan Ponç, um dos renovadores das vanguardas artísticas da pós-guerra civil espanhola, durante sua estância no Brasil. Dos quase 10 anos no país, de 1953 a 1962, nos restringiremos ao período de 1956 a 1959, a fim pensar seus contatos, apropriações e contenções em solo brasileiro. Através dessa discussão, se pretende revelar algumas mudanças na pintura do catalão como efeito de seu período em solo nacional e contribuir para que se reflita sobre sua importância nos anos 1950-1960 no Brasil e seu trânsito espacial e estético na cena artística brasileira.

Biografia do Autor

Margareth dos Santos, Universidade de São Paulo

Doutora em Literatura Espanhola pela USP, professora do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP). Suas linhas de pesquisa compreendem o exame das relações entre literatura, história e arte no século XX, tanto na Espanha como no contexto ibero-americano na produção vinculada à Guerra Civil Espanhola e ao pós-guerra civil espanhola. Autora da obra Desastres do Pós-guerra Civil Espanhola e organizadora do dossiê “80 anos da Guerra Civil Espanhola: leituras e releituras”, na Revista Caracol. Atualmente desenvolve o projeto Joan Ponç e o Brasil: pintura e literatura em movimento em que discute relações entre arte e literatura.

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Publicado

2019-03-25

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Artigos