Remetente em metamorfose: Joan Ponç no turbilhão cultural brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.1590/1517-106X/211283304Abstract
Este artigo tem como objetivo estudar a obra do pintor Joan Ponç, um dos renovadores das vanguardas artísticas da pós-guerra civil espanhola, durante sua estância no Brasil. Dos quase 10 anos no país, de 1953 a 1962, nos restringiremos ao período de 1956 a 1959, a fim pensar seus contatos, apropriações e contenções em solo brasileiro. Através dessa discussão, se pretende revelar algumas mudanças na pintura do catalão como efeito de seu período em solo nacional e contribuir para que se reflita sobre sua importância nos anos 1950-1960 no Brasil e seu trânsito espacial e estético na cena artística brasileira.
References
CASTILLO YURRITA, A. del. Crónica de Barcelona. Goya: Revista de arte. Madrid: Fundación Lázaro Galdiano, set.-oct., 1964, n. 62, p. 115-119.
FILHO, A. Sensações do Japão. Sesc-São Paulo, 10/08/2011. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/online/artigo/compartilhar/5475_LIBERDADE+CINEMATOGRAFICA. Acesso em 11 de junho de 2018.
GUSDORF, G. Lignes de vie 1. Les écritures du moi. Paris: Éditions Odile Jacob, 1991.
MUSATTI, J. Entrevistas I, II e IV. [janeiro, maio e outubro. 2017]. Entrevistadora: Margareth dos Santos. São Paulo, janeiro, maio e outubro de 2017.
KISHIMOTO, A. A experiência do cinema japonês no bairro da Liberdade. 2009. Dissertação de mestrado. São Paulo, USP/FFLCH, 2009.
LEIRNER, N. Entrevista III. [jul. 2017]. Entrevistadora: Margareth dos Santos. Rio de Janeiro, julho de 2017.
MANZANO, R. Homenaje a Juan Pons y exposición de ‘grafistas’. Thorne y mundo lírico. Soliridad Nacional. Diario Sindicalista de Cataluña. Secció Arte. Barcelona, 24 de setembre de 1964, p. 7.
MUSASHI, M. O livro de cinco anéis. Rio de Janeiro: Ediouro, 1984.
PONÇ, J. Croquis da Suite Instrumentos de tortura, 1956. Acervo Família Rabinovich.
PONÇ, J. Croquis de seres torturados e fragmentados, 1956-1957. Acervo Família Rabinovich.
PONÇ, J. Croquis de seres torturados e fragmentados, 1957. Acervo Família Rabinovich.
PONÇ, J. Suite Cabezas, São Paulo. 1958-1959. Associació Joan Ponç, Barcelona. (n. catálogo 1627). Disponível em: http://joanponc.cat/es/node/13418.
PONÇ, J. Croquis da Suite Pájaros. 1958-1961. Acervo Família Rabinovich.
PONÇ, J. Suite mesas, n. 41, 1960. Acervo Galería Senda.
PONÇ, J. Carta de Joan Ponç a Jeanete Musatti. Barcelona, 3 de março de 1965. Arquivo pessoal de Jeanete Musatti, 1965a, p. 1.
PONÇ, J. Carta de Joan Ponç a Jeanete Musatti. Barcelona, 18 de outubro de 1965. Arquivo pessoal de Jeanete Musatti, 1965b, p. 1.
PONÇ, J. Diari d’artista i altres escrits. Barcelona: Edicions Poncianes, 2009.
RICOUER, P. A memória, a história, o esquecimento. Editora Unicamp: Campinas, 2000.
RODRIGUES, J. F. Panorama do cinema japonês e sua época de ouro. Revista da USP. São Paulo: CCS-USP, 1995, nº 27. Dossiê Brasil-Japão, p. 165-169.
Downloads
Published
Issue
Section
License
THE AUTHOR/S confirm/s his, her or their participation in all stages of work preparation: 1) Conception, project, bibliographical research, analysis and interpretation of data; 2) Writing and reviewing the manuscript; 3) Approval of the final version of the manuscript for publication; 4) Responsibility for all aspects of the work and guarantee for the accuracy and integrity of any part of the work. The submission of works implies the immediate cession, without onus, by all authors, of publication rights to the journal Alea, licensed under CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). The authors are fully responsible for the content of the article and continue to hold all copyrights for subsequent publications of it, and should, if possible, include the reference to the first publication in the journal. Alea does not commit to returning received contributions. Authors of articles, reviews or translations will receive a copy of the journal.