Preceitos poético-musicais de Wagner na poesia modernista hispano-americana
Resumo
Partindo da exposição analítica de alguns dos principais preceitos poéticos elaborados por Richard Wagner em seu tratado Ópera e Drama (1853) e do comentário a suas possíveis reverberações na prática poética de autores ligados ao chamado modernismo hispano-americano, o artigo reivindica a reintrodução da preceptiva músico-poética de Wagner no corpus técnico-teórico dos estudos da musicalidade poética do modernismo hispano-americano e da poesia simbolista internacional.
Referências
BARRA, Eduardo de la. Páginas escogidas. Selección e introducción de Raúl Silva Castro. Santiago de Chile: Universo, 1952.
DARÍO, Rubén. Prosas profanas y otros poemas. 2.ed. París: Vda de Ch. Bouret, 1901.
DARÍO, Rubén. Los raros. 2.ed. Barcelona: Maucci, 1905.
DARÍO, Rubén. España contemporánea. Madrid: Biblioteca Rubén Darío, Imp. de Galo Sáenz, 1926.
GHIL, René. Traité du Verbe. Avant-dire de Stéphane Mallarmé. Paris: Giraud, 1886.
HERRERA Y REISSIG, Julio. Poesía completa y prosas. Madrid/São Paulo: ALLCA XX / Scipione Cultural, 1998. Colección Archivos.
HERRERA Y REISSIG, Julio. Poesía completa y prosa selecta. Prólogo de Idea Vilariño. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1978.
LACOUE-LABARTHE, Philippe. Musica ficta (Figures of Wagner). Tr. Felicia McCarren. Stanford: Stanford U.P., 1994.
LUGONES, Leopoldo. Los crepúsculos del jardín. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1980.
MALLARMÉ, Stéphane. Divagações. Tr. Fernando Scheibe. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2010.
SCHURÉ, Eduardo. Wagner: el genio de la música a través de sus obras. Tr. Gastón Gómez Lerroux. Buenos Aires: Suma, 1944.
SIERRA, Justo. Prólogo a Peregrinaciones de Rubén Darío (1901). In: MEJÍA SÁNCHEZ, Ernesto (ed.). Estudios sobre Rubén Darío. México, D.F.: Fondo de Cultura Económica, 1968.
TAMAYO, Franz. Obra escogida. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1979.
VERLAINE, Paul. Jadis et Naguère. Paris: Léon Vanier, 1884.
WAGNER, Richard. Opera and Drama. Tr. William Ashton Ellis. In Richard Wagner’s Prose Works, vol. 2. London: K. Paul, Trench, Trübner, 1893.
WAGNER, Richard. La poesía y la música en el drama del futuro. Trad. Ilse T.M. de Brugger. Buenos Aires: Espasa-Calpe, 1952.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.