Entrevista com Ottmar Ette

Autores

Resumo

A entrevista com o Catedrático de Literatura Comparada e Línguas Românicas Ottmar Ette foi realizada na Universidade de Potsdam em 2018 e teve por objetivo expor as ideias do professor acerca de diferentes abordagens teóricas trazidas pelo estudioso em suas obras. Os questionamentos tratam do contexto contemporâneo, da mobilidade nos dias atuais, do conceito de Transárea, deslocamentos e influência na formação do “eu”, representados na literatura; abordam também a epistemologia das dimensões dos movimentos em seus níveis e o reconhecimento da literatura como importante provedora de conhecimento sobre e para a vida. Além disso, Ette versa sobre a literatura brasileira e sua relevância no cenário mundial e eleva o reaparecimento de figuras femininas e valorização da escrita feminina. Por último, pronuncia algumas palavras sobre o livro WeltFraktale: Wege durch die Literaturen der Welt e seu conceito de literatura de mundo. Assim sendo, a presente entrevista possibilitou uma melhor compreensão de alguns conceitos tratados pelo teórico, bem como trouxe contribuições teóricas e analíticas às diferentes linhas de estudos literários.

Biografia do Autor

Gerson Roberto Neumann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS

Doutor em Germanística pela Freie Universität Berlin – FU-Berlin. Professor de Literatura Alemã, Língua Alemã e Tradução na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carla Luciane Klos Schöninger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS

Professora no Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi. Doutoranda em Letras: estudos de Literatura. Teoria, Crítica e Comparatismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

ETTE, Ottmar. Literatur in Bewegung. Raum und Dynamik grenzüberschreitenden Schreibens in Europa und Amerika. Göttingen: Verbrück Wissenschaft, 2001.

ETTE, Ottmar. ZwischenWeltenSchreiben. Literaturen ohne festen Wohnsitz. Berlin: Kulturverlag Kadmos, 2005.

ETTE, Ottmar. TransArea Eine literarische Globalisierungsgeschichte, Berlin/Boston: de Gruyter, 2012.

ETTE, Ottmar. Pensar o futuro: a poética do movimento nos Estudos de Transárea. Alea. v. 18, n.2, p.192-209, 2016. Disponível em: <http://dx.doi. org/10.1590/1517-106X/182-192>.

ETTE, Ottmar. WeltFraktale: Wege durch die Literaturen der Welt. Sttutgard: J.B. Metzler, 2017.

Downloads

Publicado

2019-10-23

Edição

Seção

Entrevista