Palavras dos Editores Convidados. Acerca dos Estudos Coloniais

Autores

Resumo

Os Estudos Coloniais conformam um heterogêneo campo de saberes, atravessado por aproximações teóricas, periodizações, recortes e objetos de análise diversos que pautam suas áreas de interesse e seus modos de investigação. Como em outras áreas de conhecimento, das confluências e antagonismos que emanam dessas configurações surgem as consagrações, omissões e resgates que vão redefinindo seus cânones e suas formas de ler. Trata-se, como outros, de um domínio tentativo, feito de interseções e de discursos em escrutínio, mas que apresenta um grau de especificidade construído, acima de tudo, pelas interrogações que se costuma postular em cada ensaio, em cada tratado e em cada discussão, que pautam suas evoluções e sua história.

Biografia do Autor

Alfredo Cordiviola, Universidade Federal de Pernambuco/CNPq Recife, PE

Professor Titular de Teoria da Literatura na Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em Letras pela Universidade de Buenos Aires (1986), Mestre em Teoria da Literatura pela UFPE (Brasil, 1993) e Doutor em Estudos Hispânicos e Latino-americanos pela University of Nottingham (Reino Unido, 1998). Pós-doutor pela Universidade de Buenos Aires (2012) e Visiting Scholar na New York University (2017). Pesquisador do CNPq, dirige o Grupo de pesquisa “Estudos coloniais latino-americanos”. Suas mais recentes publicações são O império dos antagonismos. Escrita e imagem no ocaso da dominação espanhola na América (2010); Espectros da geografia colonial. Uma topologia da ocidentalização da América (2014) e Os retornos da utopia. Histórias, imagens, experiências (organizado com Ildney Cavalcanti, 2015) e Objetos de memória. Materialidades do passado na América colonial (2019).

Vanina Teglia, Universidad de Buenos Aires/CONICET Buenos Aires

Professora de Literatura Latino-americana na Universidad de Buenos Aires. Doutora em Letras pela UBA. Autora de múltiplos artigos especializados em literatura colonial hispano-americana e das edições críticas Naufragios de Álvar Núñez Cabeza de Vaca (2013), Diario, cartas y relaciones de Cristóbal Colón (2012) e Brevísima relación de la destrucción de las Indias de Bartolomé de las Casas (2017). Um livro de sua autoria sobre as utopias enfrentadas nas crônicas das Índias do século XVI se encontra no prelo. Pesquisadora do CONICET. Foi bolsista Fulbright, da John Carter Brown Library, do GRISO, da Casa de Velázquez e da Huntington Library.

Referências

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “O mármore e a murta: sobre a inconstância da alma selvagem”. In: A inconstância da alma selvagem – e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2002, p. 181-264.

MIGNOLO, Walter. “Signs and their transmission: The question of the book in the New World”. In: Boone, Elizabeth Hill; MIGNOLO, Walter (eds.). Writing Without Words: Alternative Literacies in Mesoamerica and the Andes. Durham, NC: Duke University Press, 1994.

Downloads

Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Artigos