Palavras dos Editores Convidados. Acerca dos Estudos Coloniais
Résumé
Os Estudos Coloniais conformam um heterogêneo campo de saberes, atravessado por aproximações teóricas, periodizações, recortes e objetos de análise diversos que pautam suas áreas de interesse e seus modos de investigação. Como em outras áreas de conhecimento, das confluências e antagonismos que emanam dessas configurações surgem as consagrações, omissões e resgates que vão redefinindo seus cânones e suas formas de ler. Trata-se, como outros, de um domínio tentativo, feito de interseções e de discursos em escrutínio, mas que apresenta um grau de especificidade construído, acima de tudo, pelas interrogações que se costuma postular em cada ensaio, em cada tratado e em cada discussão, que pautam suas evoluções e sua história.
Références
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “O mármore e a murta: sobre a inconstância da alma selvagem”. In: A inconstância da alma selvagem – e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2002, p. 181-264.
MIGNOLO, Walter. “Signs and their transmission: The question of the book in the New World”. In: Boone, Elizabeth Hill; MIGNOLO, Walter (eds.). Writing Without Words: Alternative Literacies in Mesoamerica and the Andes. Durham, NC: Duke University Press, 1994.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.