Palavras dos editores convidados: A partilha da incerteza: relações entre ensaio e poesia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/2024e65283

Resumo

Editorial

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Silveira Ribeiro, Universidade Federal do Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Gustavo Silveira Ribeiro. Professor de Literatura Brasileira da UFMG (2015-). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – PosLit, da UFMG. Graduado em Letras, mestre e doutor em Estudos Literários – Literatura Brasileira (2008) e Literatura Comparada (2012) pela mesma UFMG, com estágio na Universidade Nova de Lisboa (2010), na modalidade doutorado-sanduíche. Pós-doutorado Estudos Comparados pela Universidade de Lisboa (2021-2022). Publicou, entre outros, Toda a orfandade do mundo – escritos sobre Roberto Bolaño (Relicário, 2016); O drama ético na obra de Graciliano Ramos (UFMG, 2017); Poesia contemporânea: reconfigurações do sensível (Quixote +Do, 2018). Foi bolsista, como professor-pesquisador, do CNPq, da CAPES e da FAPEMIG. Editor-chefe do periódico O Eixo e a Roda, da UFMG. Um dos editores da OURIÇO – revista de poesia e crítica cultural. Coordenador do Grupo de Pesquisa ESCAPE – núcleo de estudos sobre Poesia Experimental, Performance e Artes do Corpo (UFMG/CNPq). Atua principalmente nas seguintes áreas: Poesia Brasileira Moderna e Contemporânea; Poesia Experimental e Artes de Vanguarda; Relações entre Literatura e Filosofia; Teoria e prática do Ensaio; Performance e Poesia; Jacques Derrida; literatura latino-americana contemporânea.

Jessica Di Chiara Salgado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Jessica Di Chiara Salgado. Doutora em Filosofia pela PUC-Rio (2024) com período sanduíche na Universidade Nova de Lisboa (Capes-Print, 2020-2021) e professora da Pós-Graduação Lato Sensu em Arte e Filosofia (CCEC/PUC-Rio). Bacharela em Filosofia pela UFF (2015) e mestra em Filosofia com ênfase em Estética e Filosofia da Arte pela mesma Universidade (2018), com a dissertação “Formas do pensamento, formas da filosofia: Uma leitura de ‘O ensaio como forma’, de Theodor W. Adorno”, finalista do Prêmio Filósofas de Destaque Acadêmico (2020). Atuou como curadora no coletivo A MESA, que promoveu exposições em galeria própria no Morro da Conceição, Rio de Janeiro, de 2015 a 2020. Integra os Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: 1) Arte, Autonomia e Política, coordenado pelo professor Pedro Duarte; 2) Poesia e Imagem, coordenado pela professora Patrícia Lavelle (ambos sediados na PUC-Rio) e; 3) O Eros da crítica, coordenado pelo professor Patrick Pessoa e sediado na UFF. É investigadora colaboradora do IELT/FCSH-NOVA no projeto “Campo aberto: atitude ensaística e sobreposição das artes, da literatura e da filosofia no século XXI”. Faz parte da Comissão organizadora dos Colóquios de Filosofia (PUC-Rio) e compõe a Comissão Editorial das Revistas Alter – Revista de Filosofia e Cultura (PUC-Rio) e DOBRA (IELT/FCSH-NOVA). Membra da Associação Brasileira de Estética (ABRE). Tem interesse nas áreas de Estética, Filosofia da Arte, Filosofia Contemporânea, Crítica e Poesia.

Pedro Duarte de Andrade, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Pedro Duarte de Andrade. Professor-Doutor da PUC-Rio, onde atua nos Programas de Pós-graduação de Filosofia e de História, na Graduação de Filosofia e nas Especializações em Arte e Filosofia (Filosofia) e em Escritas Performáticas (Letras). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Pesquisador do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj. Ocupou, no Pós-doutorado, a Cátedra Fulbright de Estudos Brasileiros na Universidade Emory (EUA, 2020). Foi Professor Visitante na Universidade Södertörns (Suécia, 2012) e Pesquisador Visitante na Universidade Brown (EUA, 2004/2006). É autor dos livros O ensaio como narrativa (2021); A pandemia e o exílio do mundo (2020); Tropicália (2018); A palavra modernista: vanguarda e manifesto (2014); e Estio do tempo: Romantismo e estética moderna (2011). Organizou o livro Objeto não identificado: Caetano Veloso – 80 anos (2022). Tradutor dos livros Pensar sem corrimão e Liberdade para ser livre, de Hannah Arendt (2021 e 2018). Co-autor, roteirista e curador da série de TV “Alegorias do Brasil”, junto com o diretor Murilo Salles (2018). Organizador, junto com a Investigadora Tatiana Salem Levy, da Coleção Ensaio Aberto de livros sobre filosofia e literatura, em parceria entre a PUC-Rio e a NOVA de Lisboa. Foi curador, junto com a escritora Tatiana Salem Levy, da Seção “Arte, Autonomia e Política” da Revista Pessoa (https://www.revistapessoa.com). Editor da revista O que nos faz pensar, do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq sobre Arte, Autonomia e Política, do qual é Coordenador no Programa Institucional de Internacionalização da Capes (PRINT), incluindo aí parcerias institucionais da PUC-Rio com a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa e o Instituto Tunga. Vice-líder do GÉRMEN – Grupo de Estudos sobre Romantismo e Modernidade, da UFMG. Ex-Coordenador e atual membro do Grupo de Trabalho em Estética da ANPOF. Membro da Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF), da Brazilian Studies Association (BRASA) e da Associação Brasileira de Estética (ABRE). Membro do Editorial Board da The Science and Technology of the Arts Collection – UCP Press.

Downloads

Publicado

2024-10-26

Edição

Seção

Dossiê