Palavras dos editores convidados: A partilha da incerteza: relações entre ensaio e poesia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/2024e65283

Resumo

Editorial

Biografia do Autor

Gustavo Silveira Ribeiro, Universidade Federal do Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Gustavo Silveira Ribeiro. Professor de Literatura Brasileira da UFMG (2015-). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – PosLit, da UFMG. Graduado em Letras, mestre e doutor em Estudos Literários – Literatura Brasileira (2008) e Literatura Comparada (2012) pela mesma UFMG, com estágio na Universidade Nova de Lisboa (2010), na modalidade doutorado-sanduíche. Pós-doutorado Estudos Comparados pela Universidade de Lisboa (2021-2022). Publicou, entre outros, Toda a orfandade do mundo – escritos sobre Roberto Bolaño (Relicário, 2016); O drama ético na obra de Graciliano Ramos (UFMG, 2017); Poesia contemporânea: reconfigurações do sensível (Quixote +Do, 2018). Foi bolsista, como professor-pesquisador, do CNPq, da CAPES e da FAPEMIG. Editor-chefe do periódico O Eixo e a Roda, da UFMG. Um dos editores da OURIÇO – revista de poesia e crítica cultural. Coordenador do Grupo de Pesquisa ESCAPE – núcleo de estudos sobre Poesia Experimental, Performance e Artes do Corpo (UFMG/CNPq). Atua principalmente nas seguintes áreas: Poesia Brasileira Moderna e Contemporânea; Poesia Experimental e Artes de Vanguarda; Relações entre Literatura e Filosofia; Teoria e prática do Ensaio; Performance e Poesia; Jacques Derrida; literatura latino-americana contemporânea.

Jessica Di Chiara Salgado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Jessica Di Chiara Salgado. Doutora em Filosofia pela PUC-Rio (2024) com período sanduíche na Universidade Nova de Lisboa (Capes-Print, 2020-2021) e professora da Pós-Graduação Lato Sensu em Arte e Filosofia (CCEC/PUC-Rio). Bacharela em Filosofia pela UFF (2015) e mestra em Filosofia com ênfase em Estética e Filosofia da Arte pela mesma Universidade (2018), com a dissertação “Formas do pensamento, formas da filosofia: Uma leitura de ‘O ensaio como forma’, de Theodor W. Adorno”, finalista do Prêmio Filósofas de Destaque Acadêmico (2020). Atuou como curadora no coletivo A MESA, que promoveu exposições em galeria própria no Morro da Conceição, Rio de Janeiro, de 2015 a 2020. Integra os Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: 1) Arte, Autonomia e Política, coordenado pelo professor Pedro Duarte; 2) Poesia e Imagem, coordenado pela professora Patrícia Lavelle (ambos sediados na PUC-Rio) e; 3) O Eros da crítica, coordenado pelo professor Patrick Pessoa e sediado na UFF. É investigadora colaboradora do IELT/FCSH-NOVA no projeto “Campo aberto: atitude ensaística e sobreposição das artes, da literatura e da filosofia no século XXI”. Faz parte da Comissão organizadora dos Colóquios de Filosofia (PUC-Rio) e compõe a Comissão Editorial das Revistas Alter – Revista de Filosofia e Cultura (PUC-Rio) e DOBRA (IELT/FCSH-NOVA). Membra da Associação Brasileira de Estética (ABRE). Tem interesse nas áreas de Estética, Filosofia da Arte, Filosofia Contemporânea, Crítica e Poesia.

Pedro Duarte de Andrade, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Pedro Duarte de Andrade. Professor-Doutor da PUC-Rio, onde atua nos Programas de Pós-graduação de Filosofia e de História, na Graduação de Filosofia e nas Especializações em Arte e Filosofia (Filosofia) e em Escritas Performáticas (Letras). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Pesquisador do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj. Ocupou, no Pós-doutorado, a Cátedra Fulbright de Estudos Brasileiros na Universidade Emory (EUA, 2020). Foi Professor Visitante na Universidade Södertörns (Suécia, 2012) e Pesquisador Visitante na Universidade Brown (EUA, 2004/2006). É autor dos livros O ensaio como narrativa (2021); A pandemia e o exílio do mundo (2020); Tropicália (2018); A palavra modernista: vanguarda e manifesto (2014); e Estio do tempo: Romantismo e estética moderna (2011). Organizou o livro Objeto não identificado: Caetano Veloso – 80 anos (2022). Tradutor dos livros Pensar sem corrimão e Liberdade para ser livre, de Hannah Arendt (2021 e 2018). Co-autor, roteirista e curador da série de TV “Alegorias do Brasil”, junto com o diretor Murilo Salles (2018). Organizador, junto com a Investigadora Tatiana Salem Levy, da Coleção Ensaio Aberto de livros sobre filosofia e literatura, em parceria entre a PUC-Rio e a NOVA de Lisboa. Foi curador, junto com a escritora Tatiana Salem Levy, da Seção “Arte, Autonomia e Política” da Revista Pessoa (https://www.revistapessoa.com). Editor da revista O que nos faz pensar, do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq sobre Arte, Autonomia e Política, do qual é Coordenador no Programa Institucional de Internacionalização da Capes (PRINT), incluindo aí parcerias institucionais da PUC-Rio com a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa e o Instituto Tunga. Vice-líder do GÉRMEN – Grupo de Estudos sobre Romantismo e Modernidade, da UFMG. Ex-Coordenador e atual membro do Grupo de Trabalho em Estética da ANPOF. Membro da Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF), da Brazilian Studies Association (BRASA) e da Associação Brasileira de Estética (ABRE). Membro do Editorial Board da The Science and Technology of the Arts Collection – UCP Press.

Downloads

Publicado

2024-10-26

Edição

Seção

Dossiê