O poema fora do livro: Joaquim Inojosa, Manuel Bandeira e Benedito Monteiro no modernismo pernambucano
DOI:
https://doi.org/10.1590/1517-106X/203179200Abstract
Este texto estuda a poesia modernista em Pernambuco na década de 1920, com foco na diversidade dos núcleos de produção cultural no Brasil. Propõe também um debate sobre o poema fora do livro, tendo em vista a relação desproporcional na história literária entre a forma do livro e os demais espaços do poema. Para isso, acompanha o impacto e o peso estético de “Bailado Rubro das Chamas”, de Joaquim Inojosa, “Evocação do Recife”, de Manuel Bandeira, além de “Knockout...” e “Poema da Bolsa”, ambos de Benedito Monteiro. A relação desses textos com o seu contexto acentua e legitima a heterogeneidade dos ambientes em que o modernismo brasileiro se desenvolve e, com isso, complexifica tanto a noção de modernismo quanto a própria ideia de literatura brasileira.Literaturhinweise
AZEVEDO, N. P. de. Modernismo e Regionalismo: os anos 20 em Pernambuco. João Pessoa: Edufpb, 1986.
BANDEIRA, M. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1958. v. 2.
BANDEIRA, M. Seleta de prosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
BARROS, S. A década 20 em Pernambuco. Rio de Janeiro: [s./n.], 1972.
CAVALHEIRO, E. Testamento de uma geração. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1944.
D’ANDREA. A tradição re(des)coberta: o pensamento de Gilberto Freyre no contexto das manifestações culturais e/ou literárias nordestinas. Campinas: Edunicamp, 1992.
DIAS, S. M. V. Cartas provincianas: correspondência entre Gilberto Freyre e Manuel Bandeira. 2007. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada) – FFLCH – USP, 2007.
FREYRE, G. Casa-grande & senzala: introdução à história da sociedade patriarcal no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 2000.
FREYRE, G. (org.). Livro do Nordeste. Recife: Arquivo Público Estadual de Pernambuco, 1975. [Edição fac-similar do livro original, de 1925].
FREYRE, G. Manifesto regionalista. Recife: FUNDAJ–Ed. Massangana, 1996.
HOMENAGEM a Manuel Bandeira. Rio de Janeiro: Officinas typographicas do Jornal do Commercio, 1936.
INOJOSA, J. O movimento modernista em Pernambuco. Rio de Janeiro: Gráfica Tupi, 1968. v. 1.
INOJOSA, J. O movimento modernista em Pernambuco. Rio de Janeiro: Gráfica Tupi, 1969a. v. 2.
INOJOSA, J. O movimento modernista em Pernambuco. Rio de Janeiro: Gráfica Tupi,1969b. v. 3.
KHLEBNIKOV, V. Poemas de Khlebnikov. Niterói: Cromos, 1993.
MORAES, M. A. (org.). Correspondência Mário de Andrade & Manuel Bandeira. São Paulo: Edusp, 2000.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.