Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/2024e63242

Abstract

O artigo busca colocar em diálogo as ideias de Liev Vigotski sobre educação estética e psicologia da arte e a obra Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento, de Fabio Akcelrud Durão e André Cechinel. Os autores se aproximam principalmente na rejeição a finalidades outras à literatura (morais, cognitivas, etc.) e na não concessão em relação à especificidade do literário, que não pode se converter em outro discurso (mesmo um dito pedagógico). Outro ponto de aproximação é a proposta de promover, no contexto educacional, um contato ao mesmo tempo direto e mediado com o artefato literário. Por fim, tentaremos destrinchar o paradoxo de abordar pedagogicamente um objeto que pode ser definido como antipedagógico. Nossa argumentação culmina em uma reflexão sobre os desdobramentos políticos de tais abordagens.

Autor/innen-Biografien

Priscila Nascimento Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professora do curso de Russo da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Tradutora de russo, com ênfase textos literários e de psicologia.

Julia Loren dos Santos Rodrigues, Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei, MG, Brasil.

Professora do curso de Psicologia da Fundação Presidente Antônio Carlos (FUPAC-CL). Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); bacharel e mestre em Psicologia pela UFSJ.

Marcelo Dalla Vecchia, Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei, MG, Brasil.

Psicólogo, professor da área de Psicologia Social do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Licenciado em Psicologia e psicólogo pela Unesp/Bauru, Mestre e doutor em Saúde Coletiva pela Unesp/Botucatu, com pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF.

Veröffentlicht

2024-06-28

Ausgabe

Rubrik

Dossiê