A imanência consegue explicar os conflitos sociais?
Abstract
Numa entrevista recente (vide RANCIÈRE, “Peuple ou multitudes: Question d'Eric Alliez à Jacques Rancière”, Multitudes n. 9, maio/junho 2002: 95-100), Jacques Rancière contrapõe sua noção de “povo” (peuple) (vide RANCIÈRE, La Mésentente. Paris: Galilée, 1995) à categoria de “multidão” como é apresentada pelos autores de Império. Como se sabe, Rancière distingue entre os dois sentidos da palavra “política”, sendo o primeiro a lógica de quantificar e designar a população a lugares diferenciados, enquanto o segundo subverte essa lógica diferenciadora por meio da constituição de um discurso igualitário que coloca em questão as identidades estabelecidas. “O povo” é o sujeito específico da política [politics] e pressupõe uma divisão expressiva no corpo social que impede o retorno a qualquer tipo de unidade imanente. A abordagem de Império, em contrapartida, faz da imanência sua categoria central e o fundamento último da unidade da multidão.References
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