A concepção de vazio em Roland Barthes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/2033753

Abstract

Este ensaio busca reler O Império dos signos, em que Barthes elabora, à sua maneira, uma espécie de etnografia da cultura oriental, especialmente a arte de vida japonesa, que será para ele como a revelação de uma estética muito pessoal, que ele parece ter intuído desde O Grau zero da escritura: a estética do vazio. Essa estética encontra, por hipótese, conclusão sob o nome de Neutro, essa utopia da linguagem que suspende toda a significação. A meio caminho entre O Grau zero da escritura e O Neutro, O Império dos signos será o pivô desta pesquisa.

Author Biography

Rodrigo Fontanari, Universidade de Sorocaba

Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisador associado ao Réseau International Roland Barthes.

References

BARTHES, Roland. Oeuvres Complètes. 5T. Nouvelle édition revue, corrigé e présentée par Éric Marty. Paris: Seuil, 2002.

BARTHES, Roland. Album. Inédits, correspondances et varia. Paris: Seuil, 2015. [Éditions établi et présentée par Éric Marty. Avec L’aide de Claude Coste pour “Sur sept phrases de Bouvard et Pécuchet”].

BARTHES, Roland. Le Neutre. Paris: Seuil, 2002.

BARTHES, Roland. La Préparation du romance. Paris: Seuil, 2003.

CALVET, Louis-Jean. Roland Barthes – une biographie. Paris: Flammarion, 1990.

COMMENT, Bernard. Roland Barthes vers Le Neutre. Paris: Christian Bourgois, 2002.

CULLER, Jonathan. As ideias de Barthes. Tradução de Adail Sobral. São Paulo: Cultrix, 1988.

KRISTEVA, Julia. La Révolution du langage poétique. Paris: Seuil, 1974.

MARTY, Eric. Présentation. In: BARTHES, Roland. Oeuvres Complètes, V. Paris: Seuil, 2002.

PINO, Claudia Amigo Pino. Roland Barthes: a aventura do romance. Rio de Janeiro: 7 Letras/FAPESP, 2015.

PONGE, Francis. Le Grand Recueil/Méthodes. Paris: Gallimard, 1961.

PONGE, Francis. Le parti pris des choses: suivi des proêmes. Paris: Gallimard, 1967.

RICHARD, Jean-Pierre. Roland Barthes, dernier paysage. Paris: Verdier, 2006.

SAMOYAULT, Thyphaine. Roland Barthes. Paris: Seuil, 2015.

SAUSSURE, Ferdinand. Cours de Linguistique Général. Paris: Payot, 1995.

SONTAG, Susan. L’écriture même: à propos de Barthes. Oeuves Complètes, II. Paris: Christian Bourgois, 2009.

WATTS, Alan. Le Zen Bouddhisme. Paris: Seuil, 1960.

WEISKEL, Thomas. O Sublime Romântico. Rio de Janeiro: Imago, 1995.

Published

2018-12-29

Issue

Section

Artigos