Como se dizer autor na cena literária: a cenografia autoral de José de Alencar na polêmica em torno das Cartas sobre a Confederação dos Tamoios
Abstract
O presente artigo procura, em novo gesto crítico fundamentado na teoria das cenografias autorais desenvolvida por José-Luis Diaz, investigar na polêmica sobre as Cartas sobre A Confederação dos Tamoios – uns dos momentos definitivos para a dinamização do campo literário brasileiro – as implicações no plano das autorrepresentações autorais, a função exercida pela circulação de imaginários sociais e o papel do romantismo francês na composição da cenografia autoral de José de Alencar delineada a partir da polêmica.
References
ADAM, Jean-Michel. Les genres du discours épistolaire. In: SIESS, Jurgen (dir.). La Lettre entre réel et fiction. Paris: SEDES, 1998.
AMOSSY, Ruth. Dialoguer au cœur du conflit? Lettres ouvertes franco-allemandes, 1870/1914. Revue Contextes, n.76, 2008, p. 25- 39. Disponível em: . Acesso em 09 de setembro de 2018.
ALENCAR, José de. Cartas sobre A Confederação dos tamoios. In: Obra completa. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar, 1960, p. 864, v. IV.
BOQUEL, Anne. KERN, Étienne. Une Histoire des haines d’écrivains. De Chateaubriand à Proust. Paris: Flammarion, 2009.
BUENO, Luís; MOREIRA, Maria Eunice (org.). A Confederação do Tamoios. Curitiba: UFPr, 2007, p.cxlcx-cl.
CANDIDO, Antonio. As Formas de Expressão. In: Formação da Literatura Brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981, v.2, p. 35-44.
CASTELLO, José Aderaldo. A polêmica sobre A Confederação dos Tamoios.São Paulo: FFLCH/USP, 1853.
DIAZ, José-Luis. Devenir Balzac. Paris: Christian Pirot, 2007.
_____. L’écrivain imaginaire : scénographies auctoriales à l’époque romantique. Paris: Honoré Champion, 2007.
_____. Le champ littéraire comme champ de bataille(1820-1850). Revue Contextes, Liège, n. 12, 2012, Disponível em: <http://contextes.revues.org/4943>. Acesso em 19 de agosto de 2018.
_____. Préfaces 1830: entre aversion, principe de plaisir et happening. Revue des Sciences Humaines, n. 295, 2009, p. 17-54.
HANSEN, João Adolfo. Notas sobre o Gênero Épico. In: TEIXEIRA, Ivan (org.). Épicos: Prosopopeia. O Uruguai. Caramuru. Vila Rica. A Confederação dos Tamoios. I – Juca Pirama. São Paulo: EdUSP, 2008.
ROCHA, João Cezar de Castro. Literatura e Cordialidade: o público e o privado na literatura brasileira. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
THE AUTHOR/S confirm/s his, her or their participation in all stages of work preparation: 1) Conception, project, bibliographical research, analysis and interpretation of data; 2) Writing and reviewing the manuscript; 3) Approval of the final version of the manuscript for publication; 4) Responsibility for all aspects of the work and guarantee for the accuracy and integrity of any part of the work. The submission of works implies the immediate cession, without onus, by all authors, of publication rights to the journal Alea, licensed under CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). The authors are fully responsible for the content of the article and continue to hold all copyrights for subsequent publications of it, and should, if possible, include the reference to the first publication in the journal. Alea does not commit to returning received contributions. Authors of articles, reviews or translations will receive a copy of the journal.