Como se dizer autor na cena literária: a cenografia autoral de José de Alencar na polêmica em torno das Cartas sobre a Confederação dos Tamoios
Résumé
O presente artigo procura, em novo gesto crítico fundamentado na teoria das cenografias autorais desenvolvida por José-Luis Diaz, investigar na polêmica sobre as Cartas sobre A Confederação dos Tamoios – uns dos momentos definitivos para a dinamização do campo literário brasileiro – as implicações no plano das autorrepresentações autorais, a função exercida pela circulação de imaginários sociais e o papel do romantismo francês na composição da cenografia autoral de José de Alencar delineada a partir da polêmica.
Références
ADAM, Jean-Michel. Les genres du discours épistolaire. In: SIESS, Jurgen (dir.). La Lettre entre réel et fiction. Paris: SEDES, 1998.
AMOSSY, Ruth. Dialoguer au cœur du conflit? Lettres ouvertes franco-allemandes, 1870/1914. Revue Contextes, n.76, 2008, p. 25- 39. Disponível em: . Acesso em 09 de setembro de 2018.
ALENCAR, José de. Cartas sobre A Confederação dos tamoios. In: Obra completa. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar, 1960, p. 864, v. IV.
BOQUEL, Anne. KERN, Étienne. Une Histoire des haines d’écrivains. De Chateaubriand à Proust. Paris: Flammarion, 2009.
BUENO, Luís; MOREIRA, Maria Eunice (org.). A Confederação do Tamoios. Curitiba: UFPr, 2007, p.cxlcx-cl.
CANDIDO, Antonio. As Formas de Expressão. In: Formação da Literatura Brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981, v.2, p. 35-44.
CASTELLO, José Aderaldo. A polêmica sobre A Confederação dos Tamoios.São Paulo: FFLCH/USP, 1853.
DIAZ, José-Luis. Devenir Balzac. Paris: Christian Pirot, 2007.
_____. L’écrivain imaginaire : scénographies auctoriales à l’époque romantique. Paris: Honoré Champion, 2007.
_____. Le champ littéraire comme champ de bataille(1820-1850). Revue Contextes, Liège, n. 12, 2012, Disponível em: <http://contextes.revues.org/4943>. Acesso em 19 de agosto de 2018.
_____. Préfaces 1830: entre aversion, principe de plaisir et happening. Revue des Sciences Humaines, n. 295, 2009, p. 17-54.
HANSEN, João Adolfo. Notas sobre o Gênero Épico. In: TEIXEIRA, Ivan (org.). Épicos: Prosopopeia. O Uruguai. Caramuru. Vila Rica. A Confederação dos Tamoios. I – Juca Pirama. São Paulo: EdUSP, 2008.
ROCHA, João Cezar de Castro. Literatura e Cordialidade: o público e o privado na literatura brasileira. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 1998.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.