Como se dizer autor na cena literária: a cenografia autoral de José de Alencar na polêmica em torno das Cartas sobre a Confederação dos Tamoios

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Résumé

O presente artigo procura, em novo gesto crítico fundamentado na teoria das cenografias autorais desenvolvida por José-Luis Diaz, investigar na polêmica sobre as Cartas sobre A Confederação dos Tamoios – uns dos momentos definitivos para a dinamização do campo literário brasileiro – as implicações no plano das autorrepresentações autorais, a função exercida pela circulação de imaginários sociais e o papel do romantismo francês na composição da cenografia autoral de José de Alencar delineada a partir da polêmica.

Biographie de l'auteur

Paula Caldas Frattini, Universidade de São Paulo São Paulo, SP

Possui graduação em Letras Modernas Francês/Português pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada, pela Universidade de São Paulo (2010). Doutora em Letras pelo no Programa Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês pela Universidade de São Paulo (2015) . Pós -doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2019). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Francesa e Teoria Literária.

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Publiée

2019-10-23

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