Aproximações ao livro-álbum lírico contemporâneo português e brasileiro: uma análise comparada
Abstract
Pretende-se, com este estudo, analisar um conjunto de livros-álbum líricos contemporâneos, publicados em Portugal e no Brasil, com vista a identificar as características deste tipo de publicações e a refletir sobre as especificidades da relação texto-ilustração-suporte na criação de sugestões de leitura poético-líricas, procedendo à sua distinção em relação aos livros-álbum narrativos. Ao mesmo tempo, dá-se conta do estado da arte sobre o livro-álbum lírico, quer em termos de estudos e de investigação, quer em termos criativos, analisando o seu relevo no panorama editorial dos dois países.
References
BORDINI, M. G. Poesia infantil. São Paulo: Ática, 1986.
CAMARGO, L. H. Poesia infantil e Ilustração: estudo sobre “Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles. (Dissertação de Mestrado em Teoria Literária) UNICAMP, Campinas, 1998.
FERRAZ, Eucanaã & JAGUAR. Palhaço macaco passarinho. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2010.
GLAZER, J. I. & Lamme, L. L. Poem Picture Books and Their Uses in the Classroom. Reading Teacher. v. 44, n. 2, p. 102-09, 1990
GUIMARÃES, Alphonsus de & MORAES, Odilon. Ismália. São Paulo: Cosac Naify, 2015 [2006].
GULLAR, Ferreira. Bichos do lixo. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.
KESLER, T. Evoking the World of Poetic Nonfiction Picture Books. Children’s Literature in Education. v. 43, n. 4, p. 338-354, 2012. doi:10.1007/s10583-012-9173-4.
LANES, S. G. The art of Maurice Sendak. New York: Abradale Press/Harry N.Abrams, Inc., 1984.
LETRIAS, José Jorge & LETRIA, André. Letras & Letrias.Lisboa: Dom Quixote, 2005.
MARTINS, Isabel Minhós & MATOSO, Madalena. Com o tempo. Carcavelos: Planeta Tangerina, 2014.
NEIRA-PIÑEIRO, M. del R. Poesía e imágenes: una nueva modalidad de álbum ilustrado, Lenguaje y Textos. v. 35, p. 131-138, 2012.
NEIRA-PIÑEIRO, M. del R. Can Images Transform a Poem? When I Heard the Learn’d Astronomer: An Example of a Poetry Picturebook, New Review of Children’s Literature and Librarianship. v. 19, n. 1, p.14-32, 2013. doi: 10.1080/13614541.2013.751290
NEIRA-PIÑEIRO, M. del R. Posibilidades de secuenciación de las imágenes en el álbum ilustrado lírico, Ocnos – Revista de Estudos sobre Lectura. v. 17, n. 1, p. 55-67, 2018. doi: 10.18239/ocnos_2018.17.1.1527
PESSOA, Ana & MATOSO, Madalena. Eu sou eu sei. Carcavelos: Planeta Tangerina, 2018.
RAMOS, A. M. Apontamentos para uma poética do álbum contemporâneo, In: Roig Rechou, B. A; Soto López, I.; Rodríguez, N. (eds.). O Álbum na Literatura Infantil e Xuvenil (2000-2010). Vigo: Edicións Xerais de Galicia, p. 13-40.
RAMOS, A. M. Ilustrar poesia para a infância: entre as rimas cromáticas e as metáforas visuais. Ocnos – Revista de Estudos sobre Lectura, n. 11, p. 113-130, 2014. Disponível em: <http://www.revista.uclm.es/index. php/ocnos/article/view/447>
RUVE, D. Poetry in picturebooks. In: KUMMERLING-MEIBAUER, Bettina (ed.), The Routledge Companion to Picturebooks. Oxon/New York: Routledge, 2018, p. 246-259.
SILVA, S. R. da. Ilustração e poesia: para uma definição/caracterização do álbum poético para a infancia, In: SILVA, S.R. Entre Textos. Perspectivas sobre Literatura para a infância e juventude. Porto: Tropelias & Companhia, 2011, p. 273-284.
SILVA, S. R. da & SASTRE, M. S. O álbum poético em português e em espanhol:sinergia estética entre palavras e ilustrações, Revista Brasileira de Educação. v. 22, n. 71, p. 1-24, 2017. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782017227148>
WOLFENBARGER, C. D. & SIPE, L. A Unique Visual and Literary Art Form:
Recent Research on Picturebooks. Language Arts. v. 84, n. 3, p. 276-280, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
THE AUTHOR/S confirm/s his, her or their participation in all stages of work preparation: 1) Conception, project, bibliographical research, analysis and interpretation of data; 2) Writing and reviewing the manuscript; 3) Approval of the final version of the manuscript for publication; 4) Responsibility for all aspects of the work and guarantee for the accuracy and integrity of any part of the work. The submission of works implies the immediate cession, without onus, by all authors, of publication rights to the journal Alea, licensed under CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). The authors are fully responsible for the content of the article and continue to hold all copyrights for subsequent publications of it, and should, if possible, include the reference to the first publication in the journal. Alea does not commit to returning received contributions. Authors of articles, reviews or translations will receive a copy of the journal.