Poética do encontro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/2024e63238

Abstract

Num passeio por textos literários diversos, como costumo fazer em minhas aulas, encontro professores reais e ficcionais que compartilham sua experiência docente. Sem discutir o modo como são representados, busco escutar o que eles dizem, especialmente sobre o reconhecimento da própria ignorância e o acolhimento do mistério do outro, chaves fundamentais para que a aula de literatura possa se tornar um lugar de encontro. Rastreando desde os primeiros contatos entre participantes da aula, especialmente em olhares, até chegar ao encontro radical, que escapa às palavras, faço a aposta numa prática ancorada na disposição de falar com, caracterizada pela troca e escuta, em oposição à prática corrente de falar para, centrada na explicação. Esse enfoque busca, no limite, permitir que cada um encontre a obra literária capaz de melhor falar consigo.

Author Biography

Patricia Trindade Nakagome, Universidade de Brasília. Brasilia, DF, Brasil.

Professora de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília, orientadora de mestrado e doutorado junto ao PósLit/UnB. Suas pesquisas são voltadas especialmente para o ensino, a leitura e o caráter democrático da literatura.

Published

2024-06-28

Issue

Section

Dossiê