Orlas da memória: a lembrança futura de Antônio Salles na obra de Pedro Nava
DOI:
https://doi.org/10.1590/1517-106X/2017192307322Resumen
O retrato biográfico do jornalista, poeta e romancista Antônio Salles (1868-1940) na obra de Pedro Nava (1903-1984) é notável, verdadeiramente afetuoso. A partir da morte do pai de Nava, em 1911, essa ligação paternal com seu tio acentuar-se-á nos próximos anos. O casal Antônio e Alice Nava Salles não possuía filhos e assim tiveram uma influência privilegiada sobre a infância e juventude de Nava, estreitamente associada a algumas das mais belas recordações dos primeiros volumes das memórias do médico. Segundo Nava, o exemplo de Salles como homem de letras foi determinante quanto à evolução de sua carreira de escritor. Apesar de seu evidente valor artístico e histórico, a escrita memorialística de Nava é um tema pouco discutido na literatura brasileira do século XXI. Este estudo é uma leitura comparativa de fragmentos dessas memórias e das informações biográficas provenientes do arquivo pessoal de Antônio Salles, testamento intelectual transmitido a seu sobrinho Nava.
Citas
ALBUQUERQUE, Claudia. Adolfo Caminha. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2000.
ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. In: Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. Disponível em: <http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/romance/ marm09.pdf>. Acesso em: 11/04/2016.
AZEVEDO, Sânzio de. Lembrando o “tio Sales”. In: Inventário do Arquivo Antônio Sales. Ministério da Cultura. Fundação Casa de Rui Barbosa. Arquivo-Museu de Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2007: 13-26. Disponível em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/.../ Inventario_ArquivoAntonioSales.pdf>. Acesso em: 11/04/2016.
____. Padeiros muito letrados. Fortaleza: Armazém da Cultura, 2015.
BARREIRA, Dolor. História da literatura cearense. Fortaleza: Instituto do Ceará, 1986.
BEZERRA, Carlos Eduardo de Oliveira. Adolfo Caminha: um polígrafo na literatura brasileira do século XIX (1885-1897). São Paulo: Editora da Unesp, 2009.
CAMINHA, Edmilson. Palavra de escritor. Brasília: Editora ftesaurus, 1995.
COHEN, Paul A. History and Popular Memory: fte Power of Story in Moments of Crisis. New York: Columbia University Press, 2014.
HOMANS, Peter. Symbolic Loss: the Ambiguity of Mourning and Memory at Century's End. Charlottesville and London: University Press of Virginia, 2000.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.
LÓPEZ, Fernando Durán. Estudio preliminar. In: QUINTANA, Manuel José. Memoria Del Cádiz de las Cortes. Cádiz: Universidad de Cádiz, 1996: 9-20.
MEETHAN, Kevin. Remaking Time and Space: fte Internet, Digital Archives and Genealogy. In: GUELKE, Jeanne Kay; TIMOTHY, Dallen J. (Org.). Geography and Genealogy: Locating Personal Pasts. Hampshire/Burlington: Ashgate, 2008: 99-114.
NAVA, Pedro da Silva. Balão cativo. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1973.
____. Baú de ossos. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1974.
____. Chão de ferro. São Paulo: José Olympio Editora, 1976.
____. Galo das trevas. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1981.
____. O círio perfeito. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.
NICOLÁS, Elena González; GARCÍA, María Jesús Lavín. El archivo de San Román de Escalante. In: MARTÍNEZ, Rosa María Blasco. Patrimonio histórico. Santander: Universidad de Cantábria, 1994: 121-124.
SANTOS, Luiz Antonio de Castro. Poder, Ideologias e Saúde no Brasil da Primeira República: ensaio de sociologia histórica. In: HOCHMAN, Gilberto; ARMUS, Diego (Orgs.). Cuidar, controlar, curar: ensaios históricos sobre saúde e doença na América Latina e Caribe. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2004: 249-294.
TARCUS, Horacio. Archivos, bibliotecas y la memoria obrera, social y cultural de los argentinos. In: AGUIRRE, Carlos; VILLA-FLORES, Javier (Eds.). From the Ashes of History: Loss and Recovery of Archives and Libraries in Modern Latin America. Raleigh: Editoria A Contracorriente, 2015: 305-338.
VASCONCELLOS, Eliane (Org.). Inventário do Arquivo Antônio Sales. Ministério da Cultura. Fundação Casa de Rui Barbosa. Arquivo-Museu de Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2007. Disponível em: . Acesso em: 11/04/2016.
____. Inventário do Arquivo Pedro Nava. Ministério da Cultura. Fundação Casa de Rui Barbosa. Arquivo-Museu de Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2001. Disponível em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/ pedronava/downloads/inventarionava.pdf>. Acesso em: 11/04/2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
EL/LOS/LA/S AUTOR/ES/AS confirma/n su participación en todas las etapas de elaboración del trabajo: 1) Concepción, proyecto, investigación bibliográfica, análisis e interpretación de los datos; 2) Redacción y revisión de los manuscritos; 3) Aprobación de la versión final del manuscrito para publicación; 4) Responsabilidad por todos los aspectos del trabajo y garantía de exactitud e integridad de cualquier parte de la obra. El envío de los trabajos implica la cesión inmediata y sin costo, por parte de todos os autores, de los derechos de publicación para la revista Alea, la cual estáafiliada al sistema CreativeCommons, atribución CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). EL/LOS/LA/S AUTOR/ES/AS es/son integralmente responsable/s por el contenido del artículo y continua/n reteniendo todos los derechos autorales para publicaciones posteriores del mismo, debiendo, si es posible, dejar constancia en las referencias a la primera publicación en la revista. Alea no se compromete a devolver las contribuciones recibidas. EL/LOS/LA/S AUTOR/ES/AS de artículos, reseñas o traducciones recibirán un ejemplar de la revista.