Mito, literatura e o boi rosiano
DOI:
https://doi.org/10.1590/1517-106X/211135156Resumen
No universo poético-simbólico de Guimarães Rosa, o boi ou touro tem assento privilegiado. A obra do escritor é atravessada pelos berros e urros do gado, seu comportamento e existência, sua estranha sabedoria imemorial. O boi de Rosa vem de longe. Oriundo do substrato religioso das mais antigas civilizações – Assíria, Babilônia, Egito, Índia – o boi aporta ao sertão rosiano munido de sua milenar herança mítica e sagrada. Igualmente, o vaqueiro que se lhe devota é muito mais do que o homem no pastoreio. Ele é o bukólos ou bubulcus, descendente dos pastores primigênios da Creta egeia, que é investido da função sacerdotal e dotado de vocação poética. O presente ensaio movimenta estas questões por meio da interpretação de duas estórias de Tutaméia, último livro do escritor: “Os três homens e o boi dos três homens que inventaram um boi” e “Hiato”.
Citas
GUIMARÃES ROSA, J. Tutaméia. Terceiras estórias. 5a. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.
GUIMARÃES ROSA, J. Primeiras estórias. 12a. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1981.
GUIMARÃES ROSA, J. Estas estórias. 3a. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
GUIMARÃES ROSA, J. Cara-de-Bronze. In: GUIMARÃES ROSA, J. No Urubuquaquá, no Pinhém. 9a. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2001a, p. 107-174.
GUIMARÃES ROSA, J. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001b.
GUIMARÃES ROSA, J. Ave, Palavra. 5a. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001c.
HOLANDA, A.B. de. Novo dicionário da língua portuguesa. 2a. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
ISIDRO PEREIRA, S. J. Dicionário grego-português e português-grego. Porto: Livraria Apostolado da Imprensa, 1976.
KERÉNYI, C. Dioniso. Imagem arquetípica da vida indestrutível. Tradução de Ordep Serra. São Paulo: Odysseus, 2002.
LORENZ, G. W. Diálogo com João Guimarães Rosa. In: LORENZ, G. W. Diálogo com a América Latina. Tradução de Fredy de Souza Rodrigues. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária, 1973, p. 313-323.
MARTINS, N. S. O léxico de Guimarães Rosa. São Paulo: EDUSP, 2001.
OTTO, W. F. Dionysus, Myth and Cult. Translated by Robert B. Palmer. Dallas: Spring Publications, 1981.
SIMÕES, I. G. Guimarães Rosa: as paragens mágicas. São Paulo: Perspectiva, 1988.
SOUSA, E de. Dioniso em Creta e outros ensaios. São Paulo: Duas Cidades, 1973.
SOUZA, R. de M. e. A saga rosiana do sertão. Rio de Janeiro: EDUerj, 2008.
TORRINHA, F. Dicionário latino português. Porto: Gráficos Reunidos Ltda., 1942.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
EL/LOS/LA/S AUTOR/ES/AS confirma/n su participación en todas las etapas de elaboración del trabajo: 1) Concepción, proyecto, investigación bibliográfica, análisis e interpretación de los datos; 2) Redacción y revisión de los manuscritos; 3) Aprobación de la versión final del manuscrito para publicación; 4) Responsabilidad por todos los aspectos del trabajo y garantía de exactitud e integridad de cualquier parte de la obra. El envío de los trabajos implica la cesión inmediata y sin costo, por parte de todos os autores, de los derechos de publicación para la revista Alea, la cual estáafiliada al sistema CreativeCommons, atribución CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). EL/LOS/LA/S AUTOR/ES/AS es/son integralmente responsable/s por el contenido del artículo y continua/n reteniendo todos los derechos autorales para publicaciones posteriores del mismo, debiendo, si es posible, dejar constancia en las referencias a la primera publicación en la revista. Alea no se compromete a devolver las contribuciones recibidas. EL/LOS/LA/S AUTOR/ES/AS de artículos, reseñas o traducciones recibirán un ejemplar de la revista.