Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de português em Moçambique

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/2024e63243

Resumen

Ao ensino da literatura na escola compete a formação de leitores. Na escola moçambicana, onde a literatura ocupa tempo lectivo bastante significativo nos programas de português, as práticas de ensino enfatizam a abordagem dos textos literários na sua natureza imanente, seus elementos constitutivos e classificação tipológica, tomados como fins e não como meios de acesso aos textos, visando a um treinamento de habilidades de leitura literária. Essas constatações resultam de uma pesquisa etnográfica qualitativa e interpretativista que analisou (i) práticas didáctico-pedagógicas desenvolvidas com a literatura nas aulas de português em Moçambique, com objetivo de: (ii) identificar finalidades, enfoques teóricos e metodológicos envolvidos nessas práticas e competências que se buscam desenvolver nesse ensino. O trabalho de campo foi realizado entre fevereiro e junho de 2018, em duas escolas secundárias públicas, uma no centro da cidade de Maputo, e outra no distrito de Marracuene.

Biografía del autor/a

Óscar Alexandre Fumo, Universidade Eduardo Mondlane. Maputo, Moçambique | University of Zimbabwe. Zimbabwe, Harare.

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É docente e pesquisador no Departamento de Línguas da Universidade Eduardo Mondlane (em Moçambique) e professor de Português Língua Estrangeira na University of Zimbabwe (em Zimbabwe). Desenvolve pesquisa nas áreas da Didática do Português, Didática da Literatura, Escrita Académica, Desenvolvimento de Competências de Leitura e Português-Língua Não-Materna.

Cynthia Agra de Brito Neves, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.

Docente do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Linguística Aplicada (PPG-LA), na linha de pesquisa Linguagens e Educação Linguística, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sua pesquisa envolve temas em torno da Didática da Literatura, dos Letramentos Literários, dos Letramentos Críticos e Multiletramentos, e, mais recentemente, dos eventos de Poetry-slam. Lidera o Grupo de Estudos em Didática da Literatura (GEDLit/CNPq).

Publicado

2024-06-28

Número

Sección

Dossiê