Restaurando um efeito visual na Cantata I de Cláudio Manuel da Costa
DOI:
https://doi.org/10.1590/1517-106X/2025e68367Resumen
As Obras (1768) de Cláudio Manuel da Costa incluem uma série de oito cantatas. Na Cantata I, “O pastor divino”, o acaso de, na primeira edição, uma virada de página ocorrer num trecho particularmente infeliz fez desaparecer um efeito visual elaborado pelo poeta. A estrofe do coro formaria o desenho de uma cruz, o que se perdeu, quando foi dividida em duas páginas. Desde então, as edições subsequentes não têm atentado para esse detalhe. Este artigo demonstra a pertinência dessa correção e apresenta uma proposta de editoração do trecho. Também discute o modo como os problemas editoriais no livro de Cláudio Manuel sugerem a condição especificamente pós-colonial de sua poética. A impressão de livros ficou proibida no Brasil até 1808; o livro foi impresso em Coimbra, sem acompanhamento do autor. Isso se relaciona com a temática exílica por meio da qual Cláudio Manuel aborda as tensões entre metrópole e colônia.
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