Notas sobre o conceito de tradição em T. S. Eliot (à luz dos escritos filosóficos iniciais do autor)
DOI :
https://doi.org/10.1590/1517-106X/2017192291305Résumé
O presente artigo propõe-se a revisitar o conceito de tradição em T. S. Eliot à luz dos escritos filosóficos iniciais do autor, muitos dos quais publicados na íntegra pela primeira vez em 2014. Para tanto, o texto divide-se em três etapas fundamentais, voltando-se para a produção filosófica de Eliot, para a sua tese de doutoramento e para o clássico “Tradição e talento individual”, este último projetado contra a leitura de sua obra ensaística inicial. O que se espera mostrar, em linhas gerais, é que tradição, para o autor, constitui um corpo orgânico e provisório de obras capaz de negar-se a si mesmo e de reconstituir-se a todo instante.
Références
BADENHAUSEN, Richard. T. S. Eliot and the Art of Collaboration. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
CHINITZ, David E. T. S. Eliot and the Cultural Divide. Chicago: fte University of Chicago Press, 2003.
ELIOT, T. S. Ensaios. Tradução, introdução e notas de Ivan Junqueira. São Paulo: Art Editora, 1989.
____. For Lancelot Andrewes: Essays on Style and Order. Garden City: Doubleday, Doran and Company, Inc., 1929.
____. The Complete Prose of T. S. Eliot. Vol. 1 -- Apprentice Years, 1905-1918. Edited by Jewel Spears Brooker and Ronald Schuchard. Baltimore; London: John Hopkins University Press; Faber and Faber, 2014a.
____. The Complete Prose of T. S. Eliot. Vol. 1I -- The Perfect Critic, 1919--1926. Edited by Anthony Cuda and Ronald Schuchard. Baltimore; London: John Hopkins University Press; Faber and Faber, 2014b.
EMPSON, William. Seven Types of Ambiguity. Mitcham: Penguin Books, 1961. JAIN, Manju. T. S. Eliot and American Philosophy. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
KENNER, Hugh (ed.). T. S. Eliot: A Collection of Critical Essays. New Jersey: Prentice Hall, Inc., 1962.
LEAVIS, F. R. New Bearings in English Poetry: a Study of the Contemporary Situation. Ann Arbor: fte University of Michigan Press, 1960.
MENAND, Louis. Discovering Modernism: T. S. Eliot and His Context. 2. ed. New York: Oxford University Press, 2007.
PERL, Jeffrey M. Skepticism and Modern Enmity: Before and After Eliot. Baltimore: fte John Hopkins University Press, 1989.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas literaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
POIRIER, Richard. The Performing Self: Compositions and Decompositions in the Languages of Contemporary Life. New Brunswick: Rutgers University Press, 1992.
SMITH, Grover (ed.). Josiah Royce's Seminar, 1913-1914: as recorded in the notebooks of Harry T. Costello. New Jersey: Rutgers University Press, 1963.
SCHWARZ, Sanford. Eliot's Ghosts: Tradition and its Transformations. In: CHINITZ, David E. A Companion to T. S. Eliot. Chichester: Wiley-Blackwell, 2009.
WIMSATT, W. K.; BEARDSLEY, M. C. A falácia intencional. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. v. 2.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.