O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLETINDO SOBRE O DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Autores

  • Francis Natally de Almeida Anacleto Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) http://orcid.org/0000-0001-5309-1186
  • Diego Luz Moura
  • Gustavo da Motta Silva
  • Adelmo da Costa
  • Jose Henrique dos Santos

Resumo

O objetivo desse ensaio é elucidar aspectos inerente à formação inicial de professores de Educação Física, tendo a disciplina Estágio Curricular Supervisionado como momento idiossincrático no processo formativo para o exercício profissional do magistério na Educação Básica. A discussão foi organizada em dois momentos: no primeiro uma breve explanação acerca da legislação vigente para o estágio supervisionado nos cursos de formação inicial de professores de Educação Física no Brasil e no segundo aprofundando a discussão sobre o estágio supervisionado como um momento idiossincrático no processo de formação de professores de Educação Física. Em síntese, compreendemos que o sucesso da formação de professores de Educação Física para o efetivo exercício do magistério na Educação Básica depende da abreviação da lacuna existente entre as instituições de ensino superior e de ensino básico, quanto da disposição e capacidade de professores e escolas básica se envolverem na concepção e desenvolvimento de projetos colaborativos de formação que respondam às necessidades formativas dos professores, proporcionando experiências supervisionadas que lhes permitam articular os conhecimentos acadêmicos com a demandas da escola, e encontrar respostas para os problemas com que se deparam no cotidiano escolar.

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Publicado

2017-11-06

Edição

Seção

Artigos de Revisão