A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DIAGNÓSTICO EM ESCOLAS DO SUL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Edison Duarte Coelho Prefeitura Municipal de Canguçu
  • Patricia Machado da Silva Prefeitura Municipal de Rio Grande http://orcid.org/0000-0002-3336-9993
  • Mario Renato Azevedo Júnior Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Educação Física, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio

Resumo

O objetivo do estudo foi fazer um diagnóstico sobre as aulas de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos no ensino médio na região sul do país, envolvendo questões sobre o professor, o seu trabalho pedagógico e a estrutura física para as aulas. A pesquisa foi desenvolvida em caráter descritivo, utilizando-se de entrevista semiestruturada junto a nove docentes lotados em escolas públicas da região e questionário para a 5ª Coordenadoria Regional de Educação. Foi realizada análise de conteúdo e também o demonstrativo em números absolutos e proporções das variáveis sobre o grupo estudado. Foram elevadas as taxas de reprovação e evasão na EJA. Os esportes coletivos foram os conteúdos mais frequentes e a avaliação se concentrou principalmente na presença e participação nas aulas. Foi observada uma preocupação por parte dos professores em relação à falta de infraestrutura para o desenvolvimento das aulas no período da noite. A escola deve considerar as especificidades do aluno trabalhador da EJA para que isso contribua para sua permanência e para que as aulas tenham mais significado para ele. Dessa forma, poderá reduzir alguns obstáculos desta modalidade de ensino.

Biografia do Autor

Edison Duarte Coelho, Prefeitura Municipal de Canguçu

Mestre em Educação Física - UFPel

Prefeitura Municipal de Canguçu

Canguçu, RS, Brasil

dhunga2@yahoo.com.br

 

Patricia Machado da Silva, Prefeitura Municipal de Rio Grande

Mestra em Educação Física - UFPel

Prefeitura Municipal de Rio Grande

Rio Grande,RS,Brasil

patriciamachadodasilva@hotmail.com

Mario Renato Azevedo Júnior, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Epidemiologia - UFPel

Programa de Pós-Graduação ESEF-UFPel

Pelotas, RS,Brasil

mrazevedojr@gmail.com

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições70, 1977.

BETTI, I. C. R. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, Rio Claro, v. 1, n. 1, p. 25-31, jun.1999.

BETTI, M; ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: Uma Proposta de Diretrizes Pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, n. 1, p.73-81, 2002.

BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v.134, n.248, 23 dez. 1996. Seção 1.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos : segundo segmento do ensino fundamental: 5 a a 8ª série : introdução / Secretaria de Educação Fundamental, 2002. 240 p.: il. : v. 3.

BRATIFISCHE, S.A. Avaliação em Educação Física: um desafio. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 14, n. 2, 2003

CARVALHO, R.M. Educação Física Escolar na educação de jovens e Adultos. Curitiba: CRV, 2011.

DARIDO, S. C. Os conteúdos da Educação Física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, v.2, n.1 (suplemento), 2001.

________. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 61-80, jan/mar. 2004.

________. Temas transversais e a Educação Física escolar. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral, São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 16, p. 76-89, 2012.

FORTES, M.O et al. A educação física escolar na cidade de Pelotas-RS: contexto das aulas e conteúdos. Revista Educação Física/UEM, Paraná, v. 23, n. 1, p. 69-78, 1. trim. 2012.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida proï¬ssional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p. 31-61.

MATTOS, M.G; NEIRA, M.G. Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento nas escolas. 6. ed. São Paulo: Phorte, 2013.

MUENCHEN, C.; AULER, D. Abordagem temática: desafios na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 7, n.3, 2007.

NAHAS, M.V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Londrina: Midiograf, 2006.

PeNSE. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar:2015/IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. -- Rio de Janeiro: IBGE, 2016. 132 p.

PICH, S.; FONTOURA, M. P. A cultura escolar da educação física na EJA: o paradoxo entre a ruptura com a noção de atividade e a falta da prática corporal. Educación Física y Ciencia, v. 15, n. 1, 2013.

REIS, J. A. P.; NETO, V.M. “Pensei que tava na aula de Ciências” ou os significados da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Pensar a Prática, Goiânia, v.17, n.3, p. 636-650, jul/set. 2014.

ROSÁRIO, L. F. R.; DARIDO, S. C. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v.11, n.3, p. 167-178, set/dez. 2005.

SANTOS, S. M. M. Formação continuada numa perspectiva de mudança pessoal e profissional. Sitientibus, Feira de Santana, n.31, p.39-74, jul/dez. 2004.

SOUZA, O.M.J. ; DARIDO, S.C. Dispensas das aulas de educação física: apontando caminhos para minimizar os efeitos da arcaica legislação. Pensar a Prática, Goiás, v. 12, n. 2, ago. 2009.

TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VARGAS, J. E. N. Educação Física no ensino médio noturno na região sul do Rio Grande do Sul: realidades e possibilidades. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-27

Edição

Seção

Artigos